Negócios

Facebook pode fazer cerca de 1.000 milionários com IPO

Mark Zuckerberg, fundador da empresa, não será o único a lucrar com a abertura bilionária da empresa

Zuckerberg, fundador do Facebook: pé de meia milionário para os funcionários (Getty Images)

Zuckerberg, fundador do Facebook: pé de meia milionário para os funcionários (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2012 às 17h42.

São Paulo – Quando se fala de Facebook, todos os números são superlativos – da quantidade de usuários aos 5 bilhões de dólares que a empresa deve levantar com o seu IPO. Agora, outro começa a chamar a atenção: estima-se que cerca de 1.000 pessoas tornem-se milionárias com a abertura de capital.

Pelo menos, este é o número que ganha cada vez mais força na imprensa americana. A estimativa surgiu, pela primeira vez, em uma reportagem da agência de notícias Reuters de dezembro. Nesta quarta-feira, foi a vez do The Wall Street Journal voltar ao assunto.

À medida que o IPO do Facebook, fundado por Mark Zuckerberg, torna-se cada vez mais concreto, analistas e jornalistas americanos reforçam as comparações com outro fenômeno da internet: o Google, cuja abertura de capital, em 2004, teria criado mais de 1.000 milionários da noite para o dia.

Pé de meia

Se as especulações estiverem corretas, afirma o WSJ, o IPO do Facebook teria condições de enriquecer todos os seus 700 funcionários, além de investidores que já participam do capital da empresa.

Tanto a Reuters, quanto o WSJ, admitem que não há dados precisos sobre a distribuição de capital do Facebook, mas lembram que, com o split (desmembramento de ações) ocorrido em 2010, onde cada papel original foi dividido em cinco, funcionários que haviam adquirido ações do Facebook por 6 dólares, há 5 anos, podem hoje estar virtualmente milionários – com os papéis valendo agora cerca de 40 dólares.

Desse jeito, o Facebook corre o risco de ver uma leva de funcionários se aposentarem cedo – e, de quebra, migrarem para o Eleqt, uma rede social focada apenas em milionários e cujo convite para integrá-la custa cerca de 5.000 dólares.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookGoogleIndústria digitalInternetIPOsmark-zuckerbergMercado financeiroPersonalidadesRedes sociaisTecnologia da informação

Mais de Negócios

Com 20 minutos de trabalho por dia, jovem fatura quase meio milhão de dólares com vendas na internet

Casal investe todas as economias em negócio próprio — e fatura milhões com essa estratégia

Bamba, Kichute, Montreal, Rainha: o que aconteceu com as marcas de tênis que bombaram nos anos 80

Rappi zera taxa para restaurantes e anuncia investimento de R$ 1,4 bilhão no Brasil