Negócios

Fabricante do BlackBerry prepara reestruturação global

Vários gestores já deixaram a empresa que deve eliminar 2 mil empregos nos próximos meses; RIM tem cerca de 16.500 funcionários em escala mundial

Estima-se que empresa irá eliminar 2 mil empregos em sua reestruturação globa (Sean Gallup/Getty Images)

Estima-se que empresa irá eliminar 2 mil empregos em sua reestruturação globa (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2012 às 13h28.

Toronto - O executivo Patrick Spence, ex-chefe de vendas globais da Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, não deve ser o último a deixar a companhia nesta temporada, uma vez que a empresa se prepara para demissões maciças. Diversos gestores já deixaram a RIM desde janeiro, na gestão Thorsten Heins.

A RIM, de acordo com pessoas próximas à empresa, está preparando uma reestruturação global que deve ser iniciada em duas semanas, buscando eliminar pelo menos 2 mil empregos nas operações mundiais da companhia. Uma outra fonte argumenta que os planos de demissões devem ser maiores que isso. A RIM tem aproximadamente 16.500 funcionários em escala mundial.

As vendas da RIM caíram dramaticamente, reduzindo a receita. Dados do National Bank Financial e da empresa de pesquisa IDC sugerem que o BlackBerry responde por apenas 7% do total de encomendas globais de smartphones, uma vez que a RIM perde parcela de mercado para o iPhone, da Apple, e para o programa Android, do Google. "Muitos já estão sendo cortados agora", diz um ex-executivo da RIM.

A próxima rodada de demissões deve ocorrer em 1º de junho, mas alguns esperam ver antes os anúncios.

Um porta-voz da RIM se recusou a comentar os "rumores e especulações", mas citou declarações feitas pelo presidente Heins e pelo diretor financeiro, Brian Bidulka, na teleconferência sobre lucros do trimestre passado. Na conferência, em março, os dois executivos disseram que focariam na eficiência, com a meta de economizar cerca de US$ 1 bilhão ao final do ano fiscal em 2013. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Empresasgestao-de-negociosDemissõesDesempregoBlackBerryReestruturação

Mais de Negócios

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner

IA pode elevar comércio global de bens e serviços em até 40% até 2040, projeta OMC