Negócios

Exxon tem lucro menor no 4ºtri e reduz recompra de ações

Mercados mundiais de petróleo vivem atualmente com um excesso de oferta em um momento em que a demanda está caindo


	Exxon: mercados mundiais de petróleo vivem atualmente com um excesso de oferta em um momento em que a demanda está caindo
 (Karen Bleier/AFP)

Exxon: mercados mundiais de petróleo vivem atualmente com um excesso de oferta em um momento em que a demanda está caindo (Karen Bleier/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2015 às 13h16.

Houston - A Exxon Mobil informou nesta segunda-feira que seu lucro trimestral caiu 21 por cento pressionado pela queda dos preços do petróleo, mas os resultados superaram as expectativas de Wall Street devido a benefícios fiscais e a uma decisão arbitral.

Mercados mundiais de petróleo vivem atualmente com um excesso de oferta em um momento em que a demanda está caindo, o que levou o preço do petróleo a perder mais da metade de seu valor desde junho. Durante o quarto trimestre, o preço médio de referência Brent caiu 30 por cento ante o ano anterior.

A Exxon também disse que vai reduzir recompra de ações no primeiro trimestre em mais da metade, para 1 bilhão de dólares. No quarto trimestre, a Exxon gastou 3 bilhões de dólares em recompras de ações.

O lucro da Exxon no quarto trimestre caiu para 6,57 bilhões de dólares, ou 1,56 dólar por ação, ante 8,35 bilhões, ou 1,91 dólar por papel no mesmo trimestre do ano anterior. Analistas, esperavam lucro de 1,34 dólar por ação, em média, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

O lucro foi ajudado por cerca de 1 bilhão de dólares com benefícios fiscais e por uma decisão arbitral favorável que envolviam bens expropriados na Venezuela, disse a Exxon.

"Acho que a qualidade dos resultados é questionável", disse Brian Youngberg, analista de petróleo da Edward Jones, em St. Louis. "Alguns efeitos líquidos de impostos e a questão na Venezuela realmente elevou o resultado. Eles permanecem com o crescimento sendo desafiado."

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEnergiaExxonIndústria do petróleoLucroPetróleo

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades