Negócios

Exxon elevará produção de petróleo e investimentos

A companhia está gastando mais para desenvolver seus projetos, como o de areia betuminosa no Canadá

A companhia, maior do setor com ações negociadas, está gastando mais para desenvolver seus projetos (Getty Images)

A companhia, maior do setor com ações negociadas, está gastando mais para desenvolver seus projetos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2011 às 19h55.

Nova York - A Exxon Mobil Corp disse nesta quarta-feira que elevará a produção de petróleo nos próximos cinco anos e investirá em projetos que demandaram aumento de gastos. A companhia, maior do setor com ações negociadas, está gastando mais para desenvolver seus projetos, como o de areia betuminosa no Canadá.

Os preços do petróleo recentemente superaram 100 dólares o barril, impulsionados pela incerteza dos investidores sobre o Oriente Médio e norte da África, e levando as companhias de energia em todo o mundo a reforçarem as buscas por petróleo.

Até o salto nos preços, os futuros do petróleo estavam sendo negociados desde o ano passado abaixo de 70 dólares o barril.

A companhia de Irving, no Texas, disse na quarta-feira que planeja gastos de investimento (Capex) de 34 bilhões de dólares em 2011, aumento de 5,6 por cento sobre o ano passado, ao investir em grandes projetos, incluindo as areias betuminosas em Angola e no Canadá.

Nos próximos anos, o orçamento anual da Exxon vai variar entre 33 bilhões e 37 bilhões de dólares, acima dos gastos anteriores que ficavam entre 25 bilhões e 30 bilhões de dólares.

"O passo acima no gasto de investimento para 34 bilhões de dólares neste ano é quase inteiramente devido ao recurso que colocamos para não-convencionais", disse Rex Tillerson, presidente executivo da Exxon a analistas durante encontro anual da companhia.

A Exxon tem comprado cada vez mais os chamados "recursos não-convencionais", ou os tipos de formação de petróleo e gás que requerem tecnologias mais avançadas de extração. Isso inclui a compra por 30 bilhões de dólares no ano passado da XTO Energy, uma companhia norte-americana com forte experiência em extração de gás natural do xisto.

A Exxon planeja adicionar 1,4 milhão de barris de óleo-equivalente por dia até 2016.


Em 2010, a produção de petróleo e gás natural cresceu 13 por cento ante o ano anterior, para 4,4 milhões de barris por dia.

Por volta das 15h40, as ações da Exxon caíam 42 centavos, ou menos de 1 por cento, para 84,18 dólares nesta tarde na bolsa de Nova York, em linha com o declínio do índice CBOE.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasExxonIndústria do petróleoInvestimentos de empresasQuímica e petroquímica

Mais de Negócios

Ele viu o escritório afundar nas enchentes do RS. Mas aposta em IA para sair dessa — e crescer

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica