Negócios

Explosão em complexo petroquímico no México deixa 30 feridos

A explosão aconteceu por volta das 15h30 (hora local, 17h30 de Brasília) na planta de Clorados 3 do complexo de Pajaritos e foi ouvida na maior parte do porto


	Pemex: as autoridades emitiram um alerta à população para que evite sair de casa devido à presença, no ar, de compostos químicos
 (Susana Gonzalez)

Pemex: as autoridades emitiram um alerta à população para que evite sair de casa devido à presença, no ar, de compostos químicos (Susana Gonzalez)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de abril de 2016 às 20h27.

Xalapa - Uma forte explosão ocorrida nesta quarta-feira em um complexo petroquímico da estatal Petroleos Mexicanos (Pemex) no porto de Coatzacoalcos, no leste do México, deixou pelo menos 30 feridos, informaram fontes oficiais.

A explosão aconteceu por volta das 15h30 (hora local, 17h30 de Brasília) na planta de Clorados 3 do complexo de Pajaritos e foi ouvida na maior parte do porto. Segundo as primeiras informações, pelo menos três funcionários ficaram feridos.

As autoridades emitiram um alerta à população de Coatzacoalcos para que evite sair de casa devido à presença, no ar, de compostos químicos que podem causar queimaduras na pele.

A Secretaria de Defesa Civil informou que há gases e cinzas derivados de fibra de vidro com cloroetanol, que surgem das chamas do local do acidente.

Com isso, foi fechada ao tráfego a estrada federal Coatzacoalcos-Villahermosa e a Ponte Coatzacalcos I, que liga a cidade ao resto da região.

"A Secretaria de Defesa Civil está em coordenação com as autoridades da Pemex", escreveu no Twitter o governador do estado de Veracruz, Javier Duarte, que acrescentou que já foram ativados todos os protocolos de emergência.

Usando a mesma rede social, a Pemex disse que estava atendendo a ocorrência "na planta Clorados 3 da empresa Petroquímica Mexicana de Vinilo (PMV), em Coatzacoalcos".

Em mensagem posterior, a companhia afirmou que "o acidente ocorreu na planta PMV, que é operada pela empresa Mexichem, com a qual a Pemex tem uma parceria".

"Lamentamos informar que, no momento, o número atualizado de feridos no acidente na planta Clorados 3 da empresa PMV é de 30", acrescentou.

No complexo de Pajaritos é elaborada uma ampla gama de produtos petroquímicos secundários, principalmente o monômero do cloreto de vinil, derivados do etileno e do cloro, assim como produtos da família das olefinas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEmpresasEmpresas mexicanasExplosõesIndústria do petróleoMéxicoPemex

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares