Negócios

Executivos da Toshiba sabiam de lucro inflado, diz comitê

Relatório diz que muito da contabilidade imprópria, que vem desde o ano fiscal de 2008, foi intencional e teria sido difícil para que auditores detectassem


	Logo da Toshiba é visto no prédio sede da companhia em Tóquio, no Japão
 (Reuters/Reuters)

Logo da Toshiba é visto no prédio sede da companhia em Tóquio, no Japão (Reuters/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de julho de 2015 às 12h39.

Tóquio - A Toshiba exagerou seu lucro operacional em 151,8 bilhões de ienes (1,22 bilhão de dólares) durante vários anos em irregularidades contábeis "institucionais" envolvendo altos executivos, disse um comitê independente em relatório nesta segunda-feira.

O presidente-executivo da Toshiba, Hisao Tanaka, e seu antecessor, o vice-presidente do Conselho, Norio Sasaki, tinha conhecimento dos exageros de lucros e atrasos no registro de resultados em uma cultura corporativa que "evita ir contra as vontades de superiores", disse o painel em relatório enviado pela Toshiba à bolsa de Tóquio.

O exagero é de cerca de o triplo da estimativa inicial da Toshiba. Fontes têm dito que Tanaka e Sasaki vão renunciar nos próximos meses e que a maior parte do Conselho será substituída para ser responsabilizada pelo pior escândalo corporativo do Japão em anos.

O relatório diz que muito da contabilidade imprópria, que vem desde o ano fiscal de 2008, foi intencional e teria sido difícil para que auditores detectassem.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEmpresasEmpresas japonesasEscândalosFraudesLucroToshiba

Mais de Negócios

Lalamove cresce no Brasil como o 'Uber dos carretos' e tenta IPO em Hong Kong

Os melhores setores para criar uma startup em 2025

Ele começou o negócio de maneira improvisada em casa. Agora, capta R$ 125 milhões

Unicórnios brasileiros: quais startups valem mais de US$ 1 bilhão?