Negócios

Executivo do BNP Paribas é cotado para chefiar BC da França

François Villeroy de Galhau, do BNP Paribas, surgiu como possível candidato para substituir o presidente do Banco Central francês nesta terça-feira


	BNP Paribas: diretor do banco é possível candidato ao Banco Central da França
 (Fabrice Dimier/Bloomberg)

BNP Paribas: diretor do banco é possível candidato ao Banco Central da França (Fabrice Dimier/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de abril de 2015 às 11h16.

Paris - Um dos principais exectivos do BNP Paribas, François Villeroy de Galhau, surgiu como possível candidato para substituir o presidente do Banco Central francês nesta terça-feira, quando foi escolhido para conduzir uma iniciativa de investimento patrocinada pelo governo.

A nomeação de Villeroy de Galhau para um cargo público na França pode ajudar a apaziguar quaisquer objeções políticas dentro do país mais adiante quando o governo socialista selecionar um banqueiro do mercado para o lugar de Christian Noyer quando ele se aposentar ainda este ano.

Mesmo assim, o jornal Les Échos relatou que o presidente do BC europeu, Mario Draghi, ficou surpreso nos últimos dias ao saber que um banqueiro do BNP poderia assumir o cargo, já que esperava que Benoît Coeuré, membro do comitê executivo do órgão que chefia e cidadão francês, ficasse com a vaga.

Villeroy de Galhau irá deixar um dos dois postos de diretor operacional do maior banco da França para liderar uma missão de investimento recém-criada, disse o governo em um comunicado.

O governo informou que parte de sua função será fazer com que empresas francesas e europeias, especialmente as menores, usufruam plenamente dos benefícios de um ambiente de negócios com baixa taxa de juros.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPaíses ricosEuropaFrançaMercado financeiroEmpresas francesasBanco CentralBNP Paribas

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner