Negócios

Executivo da Inditex, dona da Zara, vira CEO da concorrente

José Manuel Martínez Gutiérrez, ex-diretor de distribuição e operação da varejista espanhola, vai cuidar da gestão da Esprit

Loja da varejista Esprit (Divulgação)

Loja da varejista Esprit (Divulgação)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 8 de agosto de 2012 às 16h34.

São Paulo – A Esprit, varejista de moda e outros itens, anunciou, na última terça-feira, o nome de seu novo CEO: José Manuel Martínez Gutiérrez, ex-diretor da Inditex, dona da Zara, concorrente direta da marca no mercado europeu. 

O executivo deve assumir o posto a partir do mês que vem e terá como missão dar continuidade à reestruturação dos negócios da varejista. Entre suas obrigações, está a expansão da marca no mercado chinês.  Atualmente, a companhia com sede na Ásia, tem 80% de sua receita gerada no mercado europeu. 

Gutiérrez vai substituir Ronald van der Vis, que renunciou ao cargo em junho e estava na função desde novembro de 2009. A mudança foi bem recebida pelo mercado e alimentou a otimismo de dos investidores do grupo. Com o anúncio, o preço das ações da Esprit cresceu 40%, ontem.

O novo CEO da varejista trabalhava na Inditex desde 2003, o executivo foi responsável por ajudar a reformular a gestão da companhia na cadeia de fornecimento. Para gerir a Esprit, Gutuérrez vai receber anualmente cerca de 1,5 milhão de euros entre salário e bônus.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasComércioEmpresas espanholasVarejogestao-de-negociosSucessãoIndústria de roupasFast fashionZara

Mais de Negócios

Depois da Shein, França denuncia seis sites por venda de itens ilícitos

Distribuidora de lubrificantes azeita expansão com sua nova sede no PR

Do Piauí ao mundo: Como um colégio de Teresina virou referência em aprovações no ITA e no exterior

Como uma marca de jeans saiu de US$ 100 mil para US$ 16 mi sem gastar com anúncios