Negócios

EXAME premia as melhores empresas de 2010

Cerimônia reuniu os principais homens e mulheres de negócios do país em festa na capital paulista

Fábio Hering, presidente da Hering: escolhida a Empresa do Ano (.)

Fábio Hering, presidente da Hering: escolhida a Empresa do Ano (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

São Paulo - Na noite desta segunda-feira (5/7), foi realizada a cerimônia de premiação da 37ª edição de MELHORES E MAIORES de EXAME. A festa, em São Paulo, reuniu os principais homens e mulheres de negócios do país. No discurso de abertura do evento, o presidente do conselho de administração do Grupo Abril, Roberto Civita, destacou a força das premiadas neste ano.

"Essas empresas passaram pelo teste da crise internacional e agora estão prontas para avançar - muitas delas, globalmente", afirmou. Civita também mostrou confiança na economia brasileira neste ano. "Se 2009 foi um ano de superação, 2010 parece ser o ano das conquistas. Por qualquer ângulo que se olhe, o momento atual é excepcional", disse.

O otimismo foi compartilhado pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. No pronunciamento que encerrou a noite, Meirelles afirmou que, hoje, os empresários não precisam mais se preocupar com o poder de compra da moeda brasileira, porque a economia foi estabilizada. Num recado às tentações heterodoxas, o banqueiro afirmou que, após a conquista da estabilidade, "fica difícil imaginar caminhos diversos".

Meirelles observou que, a partir de 2003, o país viveu um prolongado período de crescimento, só interrompido pela crise mundial que eclodiu em 2008. Ainda assim, ele destacou a rapidez com que o Brasil a superou. "Foram 61 meses de crescimento contínuo, e apenas cinco meses de recessão, naquela que foi a pior crise mundial desde os anos 30", disse. O desafio agora, para Meirelles, é criar uma agenda propositiva para o país.

Premiados

A 37ª edição de MELHORES E MAIORES de EXAME premiou as melhores empresas em 18 categorias. A cerimônia também destacou duas empresas. A primeira foi o Marfrig, escolhido a melhor empresa do agronegócio. A outra foi a Hering, eleita a Empresa do Ano. Veja, a seguir, as companhias premiadas na noite desta segunda. 

SetorEmpresa
Empresa do AnoHering
Melhor do AgronegócioMarfrig
AtacadoBR Distribuidora
AutoindústriaFiat
Bens de capitalAtlas Schindler
Bens de consumoSouza Cruz
EletroeletrônicoSemp Toshiba
EnergiaCPFL Brasil
FarmacêuticoEMS
Indústria da construçãoGalvão Engenharia
Indústria digitalUOL
MineraçãoCBMM
Papel e celuloseKlabin
Química e petroquímicaRefap
ServiçosCielo
Siderurgia e MetalurgiaCSN
TelecomunicaçõesTelefônica
TêxteisHering
TransporteTAM
VarejoB2W
Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoExecutivos brasileirosHenrique MeirellesMelhores e MaioresPersonalidades

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades