Negócios

Ex-presidente da TAM comandará WTorre

Marco Antonio Bologna assume o cargo de diretor-geral da empresa, que continua sendo presidida por Walter Torre Jr.

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 19h05.

Pouco mais de dois meses após deixar a presidência da TAM, o ex-presidente da companhia, Marco Antonio Bologna, assume o comando da construtora WTorre. Sob o cargo de diretor-geral, Bologna será responsável pela implementação das estratégias do grupo, que continua sendo presidido por Walter Torre Jr.</p>

Desde novembro do ano passado, Bologna fazia parte do conselho de administração da holding TAM Empreendimentos e Participações.  A tragédia com o Airbus da companhia, em julho do ano passado, entrou para a história como o maior acidente aéreo do país, aumentando ainda mais as pressões sobre o executivo, que já sofria com as duras críticas do mercado e dos acionistas por não encontrar uma nova identidade para a TAM.

Após o acidente, Bologna passou a ser pressionado não só pelos acionistas e conselheiros da TAM, mas também pelo governo, que queria se ver livre de responsabilidade no caso. Os parentes das vítimas queixavam-se da morosidade das indenizações e da falta de atenção por parte da empresa, enquanto os funcionários esperam por uma redução na jornada de trabalho, considerada perigosa principalmente pelos pilotos e comissários de bordo.

Pressionado por todos os lados, Bologna entregou a presidência da companhia a David Barioni Neto - contratado dois meses antes para a vice-presidência de Operações - e passou a integrar o conselho de administração da holding TAM Empreendimentos e Participações, até ser contratado pela WTorre.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Roraimense fatura R$ 70 mil ao ano com produtos artesanais da Amazônia

IA, longevidade e mais: Alice aponta as tendências no setor da saúde em 2025

Comércio eletrônico da China inova no festival de compras do Ano Novo Chinês

Pequenas e médias empresas crescem acima do PIB em 2024