Negócios

Ex-CEO do Barclays é acusado de fraude por financiamento no Catar

John Varley, CEO do banco entre 2004 e 2010, foi acusado no âmbito de uma investigação sobre uma ampliação de capital realizada no país

John Varley: próprio banco e outros três ex-diretores do Barclays também foram acusados de "conspiração para cometer fraude" (Michel Porro/Getty Images)

John Varley: próprio banco e outros três ex-diretores do Barclays também foram acusados de "conspiração para cometer fraude" (Michel Porro/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 20 de junho de 2017 às 10h12.

O Serious Fraud Office (SFO) organismo de combate aos crimes financeiros no Reino Unido, anunciou nesta terça-feira que iniciou ações judiciais contra o banco Barclays e o ex-CEO John Varley por fraude durante uma captação de fundos no Catar em 2008.

John Varley, CEO do banco entre 2004 e 2010, foi acusado no âmbito de uma investigação sobre uma ampliação de capital realizada no Catar e um empréstimo obtido do Estado deste emirado do Golfo entre junho e novembro de 2008.

O próprio banco e outros três ex-diretores do Barclays também foram acusados de "conspiração para cometer fraude" no mesmo caso, que aconteceu durante a crise financeira global, informou o SFO.

As acusações envolvem captações de recursos que chegaram a bilhões de libras, essencialmente procedentes de investidores orientais, em particular famílias monárquicas ou fundos de investimentos do Catar e de Abu Dhabi. Também envolvem um empréstimo de três bilhões de libras do Estado do Catar.

Acompanhe tudo sobre:BancosFraudesBarclaysCEOs

Mais de Negócios

Depois da Shein, França denuncia seis sites por venda de itens ilícitos

Distribuidora de lubrificantes azeita expansão com sua nova sede no PR

Do Piauí ao mundo: Como um colégio de Teresina virou referência em aprovações no ITA e no exterior

Como uma marca de jeans saiu de US$ 100 mil para US$ 16 mi sem gastar com anúncios