Negócios

EUA investigam Petrobras por suborno, diz Financial Times

A justiça americana investiga se a estatal ou seus funcionários receberam suborno


	Petrobras: as autoridades americanas buscam saber se houve violação de um estatuto anti-corrupção
 (Sergio Moraes/Reuters)

Petrobras: as autoridades americanas buscam saber se houve violação de um estatuto anti-corrupção (Sergio Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de novembro de 2014 às 06h53.

São Paulo - A justiça americana investiga se a Petrobras ou seus funcionários receberam suborno, no primeiro episódio internacional do escândalo de corrupção envolvendo a estatal. A informação foi publicada neste domingo pelo jornal Financial Times, com base em fontes familiarizadas com o assunto.

De acordo com a publicação, o Departamento de Justiça dos EUA abriu uma investigação criminal contra a companhia, enquanto a SEC, órgão que regula as bolsas americas, está iniciando uma investigação civil contra os servidores da empresa.

As autoridades americanas buscam saber se houve violação de um estatuto anti-corrupção que tornou ilegal subornar funcionários estrangeiros, afirma o jornal. Pela lei americana, empresas que estão no país respondem se subornarem funcionários, ainda que fora dos Estados Unidos.

Segundo a reportagem, os órgãos americanos não quiseram comentar o caso e a Petrobras não respondeu aos pedidos de entrevista.

Lava Jato

As denúncias contra a Petrobras começaram com a prisão do doleiro Alberto Youssef durante a Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal.

Depoimentos do doleiro e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, apontam o envolvimento de altos executivos da estatal, políticos e empreiteiras em desvios de recursos em contratos da empresa. 

O principal processo trata da lavagem de dinheiro nas obras da refinaria de Abreu e Lima, localizada em Pernambuco. Foram apontados reajustes irregulares nos contratos da Petrobras com empreiteras que resultaram em superfaturamento de R$ 367 milhões.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasCorrupçãoEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEscândalosEstados Unidos (EUA)Estatais brasileirasFraudesGás e combustíveisIndústria do petróleoPaíses ricosPetrobrasPetróleo

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem