Negócios

Etihad pode comprar participação de 49% na Alitalia

A empresa italiana está quase falida, e só não quebrou em dezembro porque recebeu um socorro de 500 milhões de euros


	Alitalia: quase quebrou em dezembro
 (Alessandro Bianchi/Reuters)

Alitalia: quase quebrou em dezembro (Alessandro Bianchi/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2014 às 20h07.

Nova York - A Etihad Airways, de Abu Dhabi, disse neste domingo que vai investir na Alitalia caso seja cumprida uma série de condições. A declaração encerra meses de negociações sobre o futuro da companhia aérea italiana, que está quase falida. O presidente e executivo-chefe da Etihad, James Hogan, não divulgou os termos do acordo, mas disse que o investimento será benéfico para ambas as companhias.

Lançada há 10 anos, a Etihad se expandiu rapidamente em todo o mundo e agora possui participações em sete companhias aéreas, desde Austrália até a Irlanda. As negociações para a compra de até 49% da Alitalia estavam emperradas porque a Etihad exigia que a companhia italiana reduzisse ainda mais os custos trabalhistas e reestruturasse sua dívida.

Gabriele Del Torchio, CEO da Alitalia, disse que o investimento dará "estabilidade financeira" à companhia. A Alitalia só não quebrou em dezembro porque recebeu uma injeção de 300 milhões de euros de seus acionistas e 200 milhões de euros em linhas de crédito.

O negócio deve ser analisado minuciosamente pela União Europeia, que está preocupada com a compra de participações minoritárias de companhias aéreas europeias por empresas estrangeiras. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasSetor de transporteAviaçãocompanhias-aereasEmpresas italianasabu-dhabiEtihadDívidas empresariaisAlitalia

Mais de Negócios

Bill Gates, Nvidia e Google investem US$ 863 milhões em startup de fusão nuclear

Ele superou golpe e enchente para erguer um negócio milionário com riquezas da Amazônia

Ford faz recall de quase 500 mil veículos nos EUA por risco de vazamento de fluido de freio

Fabricante do refrigerante catarinense Max Laranjinha completa 100 anos e amplia linha de bebidas