Wilson Quintella Filho, dono da empresa Estre, que faz gestão do lixo urbano e industrial (Claudio Gatti / VEJA)
Da Redação
Publicado em 24 de setembro de 2012 às 14h32.
São Paulo - O grupo de saneamento Estre desembolsou 100 milhões de dólares por uma fatia de 11% da Star Atlantic Waste Holdings, holding americana de gestão de resíduos sólidos.
Em comunicado, a Estre afirmou que a operação permitirá uma cooperação estratégica entre as duas companhias, com transferência de tecnologia e de práticas de gestão.
Na carteira da Star Atlantic, estão as empresas Advanced Disposal Services (ADS), Interstate Waste Services (IWS) e Veolia Environmental Services North America Corp. Juntas, elas entregam uma receita anual de aproximadamente 1,4 bilhão de dólares.
Com atuação nas regiões central, nordeste e sudeste dos Estados Unidos, a Star Atlantic desenvolve serviços de coleta, transporte, tratamento, reciclagem e destinação de resíduos. A holding conta com 47 aterros, 26 plantas de reciclagem e uma frota de 3.000 caminhões.
A aquisição não é a primeira investida internacional da Estre. Em 2003, a companhia brasileira venceu a licitação para implantar o Complexo Ambiental Ensenada em Buenos Aires, na Argentina. A Estre também é responsável pela operação do Centro de Gerenciamento de Resíduos Doña Juana, na Colômbia.
Fundada em 1999, a empresa atua em toda a cadeia do lixo, recebendo anualmente mais de 14 milhões de toneladas de lixo por ano. Em 2011, a Estre registrou um faturamento de 1,2 bilhão de reais.