Publicado em 4 de fevereiro de 2025 às 15h36.
Criar uma estratégia de marketing eficiente costuma ser um dos maiores desafios para startups e empreendedores.
O objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas dentro do público-alvo sem comprometer o orçamento, mas, como pequenas empresas não possuem os mesmos recursos de grandes corporações, cada investimento em marketing deve ser minuciosamente planejado.
Atualmente, o mercado é formado por diferentes gerações, cada uma com suas próprias preferências e comportamentos de consumo. Para os profissionais de marketing, essa diversidade exige estratégias segmentadas para atingir públicos distintos de maneira eficiente.
Cada geração tem hábitos específicos na hora de descobrir produtos, interagir com marcas e tomar decisões de compra. A grande influência por trás dessas diferenças é a tecnologia. Os mais velhos não tiveram o mesmo acesso digital que as gerações mais jovens, o que impacta seu nível de confiança, receptividade e interação com publicidade e marcas.
As informações dessa matéria foram retiradas da Entrepreneur Magazine.
QUER SE TORNAR O LÍDER DE MARKETING DO FUTURO? ESSE TREINAMENTO DA EXAME + SAINT PAUL TE MOSTRA COMO
Nicholas Leighton, autor best-seller, palestrante e mentor de empreendedores sugere três elementos fundamentais para o sucesso de uma campanha: uso de dados, personalização e marketing multicanal.
Uma das maiores dificuldades ao se comunicar com diferentes gerações é medir o desempenho de cada campanha.
O uso de ferramentas analíticas permite que as empresas coletem informações sobre o comportamento do consumidor e identifiquem quais grupos estão respondendo melhor a cada mensagem de marketing. Isso possibilita ajustes estratégicos para otimizar os resultados ao longo do tempo.
Com as ferramentas digitais disponíveis hoje, as empresas podem personalizar campanhas para cada usuário com base em seu comportamento online, preferências e interações anteriores com a marca.
Um estudo da McKinsey revelou que 75% dos consumidores são mais propensos a comprar de marcas que oferecem uma experiência personalizada. Muitas dessas estratégias são viabilizadas por inteligência artificial, permitindo que até pequenas empresas criem campanhas altamente segmentadas sem precisar de grandes equipes de marketing.
CONHEÇA AS MELHORES ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA POTENCIALIZAR A PERFORMANCE DE SUAS CAMPANHAS.
Cada geração tem sua plataforma preferida. Por exemplo, os Baby Boomers estão mais presentes no Facebook, enquanto a Geração Z passa mais tempo no TikTok. Criar conteúdo um conteúdo envolvente é muito importante, mas distribui-lo em múltiplos canais é igualmente necessário.
Uma estratégia eficiente é reaproveitar o mesmo conteúdo em diferentes plataformas.
Um vídeo de podcast completo pode ser publicado no YouTube, enquanto trechos curtos (cortes) podem ser postados no TikTok. Além disso, o conteúdo pode ser transformado em um artigo para o Facebook ou um e-mail marketing. Dessa forma, a empresa expande seu alcance sem precisar criar materiais novos para cada canal.
A inteligência artificial pode te ajudar a automatizar esse processo inteiro. Ferramentas como o Make, por exemplo, conseguem fazer essa integração.
Seja para aumentar as vendas ou expandir o público-alvo, entender as diferenças geracionais e aplicar uma estratégia de marketing diversificada é essencial para o sucesso. Empresas que conseguem se conectar com consumidores de todas as idades garantem um alcance mais amplo e uma comunicação mais eficaz, maximizando suas oportunidades de crescimento.
Com isso em vista, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma cadeira na liderança de marketing.
Durante o treinamento, os alunos irão aprender a transformar desafios complexos em oportunidades de crescimento, liderar estratégias de branding e performance e impulsionar as vendas dentro da empresa.
Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.
Os interessados devem se inscrever clicando aqui.