Ter um profissional que domine a dinâmica do mercado financeiro pode ser o fator decisivo para negociar melhores taxas (Foto/Thinkstock)
Redatora
Publicado em 21 de janeiro de 2025 às 14h25.
Seja qual for o ramo de atuação de uma empresa — varejo, tecnologia ou serviços —, uma coisa é certa: subestimar a importância do mercado financeiro pode custar muito caro.
Em cenários de instabilidade econômica, ignorar as oscilações de juros, inflação e o comportamento de ativos financeiros pode levar a perdas significativas ou a decisões mal estruturadas, comprometendo a expansão e, em casos extremos, até a sobrevivência do negócio.
A verdade é que o mercado financeiro vai muito além de bancos de investimento e compra de ações. Ele dita tendências de crédito, define o custo do dinheiro e abre portas para novos projetos, desde fusões e aquisições até a captação de recursos via fintechs.
No meio desse turbilhão de mudanças, profissionais que entendem como o jogo funciona tornam-se peças-chave — e são recompensados com salários que podem facilmente ultrapassar a casa dos R$ 20 mil mensais, de acordo com relatórios de recrutamento da Robert Half e Michael Page.
Para muitos executivos e empreendedores, termos como renda fixa, renda variável, câmbio e derivativos parecem distantes da realidade diária dos negócios. Mas a verdade é que esses elementos afetam desde o custo de captação de recursos até a estratégia de crescimento.
Veja como funciona na prática:
É por isso que, cada vez mais, vemos CEOs e diretores buscando capacitação em mercado financeiro — não para se tornarem analistas de investimentos, mas para guiar decisões estratégicas.
Afinal, entender como o dinheiro circula ajuda a prever onde surgirão os principais riscos (e as melhores oportunidades).
Especialistas da área reforçam que o mercado financeiro abrange um ecossistema complexo, composto por:
Para dominar esse leque de possibilidades, não basta ler relatórios ocasionais ou acompanhar o noticiário econômico. É preciso formar uma base sólida que engloba conceitos de macro e microeconomia, bem como entender como funcionam os principais ativos e o papel dos bancos centrais no equilíbrio do sistema.
Imagine uma startup que planeja captar recursos para expandir suas operações. Ter um profissional que domine a dinâmica do mercado financeiro pode ser o fator decisivo para negociar melhores taxas, atrair investidores estratégicos e estabelecer parcerias sólidas com bancos ou fintechs.
Já em grandes corporações, entender o mercado internacional ajuda a direcionar fusões e aquisições, além de definir estratégias de investimento em novos produtos ou tecnologias.
Em todos os casos, há ganhos reais:
Para atender à crescente demanda de executivos e profissionais que desejam entender de forma prática o mercado financeiro, a EXAME — maior plataforma de negócios do Brasil —, em parceria com a Saint Paul — uma das principais escolas de negócios do mundo —, desenvolveu o Pré-MBA em Mercado Financeiro.
Em quatro aulas, você terá acesso a:
Além das aulas, você terá 1 ano de acesso ao EXAME Pass, com livros digitais, reportagens exclusivas e trilhas de educação. Tudo isso por apenas R$ 37 — bem abaixo do valor que o conhecimento adquirido pode gerar em oportunidades futuras.
Chegou o momento de dominar informações-chave que podem evitar perdas milionárias e garantir seu lugar de destaque em um dos setores mais promissores do país. Inscreva-se agora no Pré-MBA em Mercado Financeiro da EXAME e Saint Paul.