Negócios

Equatorial adquire 89,94% do capital da Cepisa

A companhia vai celebrar acordo de acionistas com a Eletrobras e contrato de concessão do serviço público de distribuição de energia elétrica com União

Eletrobras: estatal tem o direito de, dentro de 6 meses, realizar um aumento de capital, podendo elevar a sua participação societária em até 30% no capital total da Cepisa (Ueslei Marcelino/Reuters)

Eletrobras: estatal tem o direito de, dentro de 6 meses, realizar um aumento de capital, podendo elevar a sua participação societária em até 30% no capital total da Cepisa (Ueslei Marcelino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 26 de julho de 2018 às 13h52.

Última atualização em 26 de julho de 2018 às 13h57.

São Paulo - A Equatorial venceu nesta quinta-feira, 26, o leilão pela Cepisa, tendo sido a única proponente pela distribuidora de energia no Piauí. Conforme fato relevante, a companhia adquiriu 89,94% do capital da Cepisa, pagando R$ 45.521,52 à Eletrobras.

Além dessa fatia, a Equatorial celebrará acordo de acionistas com a Eletrobras e contrato de concessão do serviço público de distribuição de energia elétrica com a União, e a conclusão da compra depende das aprovações do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com os termos do edital, a Equatorial deverá adquirir eventuais sobras da porção que será ofertada aos empregados e aposentados da Cepisa, de 10,06%, sendo 74.790.616 ações ordinárias e 3.582.784 preferenciais.

A Eletrobras tem o direito de, dentro de 6 meses da liquidação da operação, realizar um aumento de capital, podendo elevar a sua participação societária em até 30% no capital total da Cepisa.

A Equatorial, que já opera as distribuidoras do Pará (Celpa) e do Maranhão (Cemar), ofereceu um "índice combinado de deságio de flexibilização tarifária e outorga" de 119. O índice significa que a companhia ofertou desconto de 100% sobre flexibilização tarifária calculada pela Aneel para a nova concessão da distribuidora e ainda propôs um valor de outorga de 19%, garantindo recursos para a União.

Acompanhe tudo sobre:EletrobrasEquatorialLeilões

Mais de Negócios

Maria Isabel Antonini assume como CEO do G4 Educação no lugar de Tallis Gomes

Elon Musk ou Steve Jobs? Responda perguntas e veja qual seu estilo de inovação

De vencedora a vencida: o que a queda da Blockbuster para Netflix revela sobre liderança e inovação

Ele transformou a empresa num "grande laboratório de testes". Hoje, faz R$ 217 milhões e mira o IPO