Negócios

EPL deve definir até fim do mês traçado do TAV

Com a definição do traçado, processos de licenciamento ambiental e desapropriação terão seguimento


	A EPL analisa instalar a estação do trem-bala de São Paulo na estação Água Branca
 (Giorgio Cosulich/Getty Images)

A EPL analisa instalar a estação do trem-bala de São Paulo na estação Água Branca (Giorgio Cosulich/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2013 às 19h25.

São Paulo - A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) pretende definir até o final deste mês o traçado, com a localização exata das estações, do Trem de Alta Velocidade (TAV), informou Hélio Mauro França, diretor da EPL.

Ele destacou que a empresa vem realizando reuniões com representantes dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e das cidades que devem receber as estações - Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Barra Mansa, Volta Redonda e Rio de Janeiro. A EPL também se encontrou com representantes dos aeroportos de Viracopos (Campinas), Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), tendo em vista a previsão de estações integradas a eles.

De acordo com França, essas definições são importantes para dar seguimento aos processos de licenciamento ambiental e de desapropriação. Além da integração com os aeroportos, a EPL analisa a conectividade com outros sistemas de transporte nas cidades, que facilitem a acessibilidade da população e a exploração patrimonial na estação e no entorno.

A estação da cidade de São Paulo é considerada uma das mais complexas. Depois de estudar e descartar a localização da Estação da Luz e na Barra Funda, e ter optado inicialmente pela instalação no Campo de Marte, a EPL vem analisando a estação Água Branca, onde ela se conectaria com linha da CPTM e futuros trens regionais de passageiros.

Além disso, a estação em Aparecida voltou à discussão, após ter sido retirada do projeto. "O projeto executivo vai contemplar Aparecida", assegurou França.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaLogísticaTransportestransportes-no-brasilTrem-balaFerroviasTrensTransporte público

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner