Negócios

Entenda por que Musk comprar a MSNBC é mais difícil do que parece

A transação é bem diferente, por exemplo, daquela que o bilionário fez quando comprou o então Twitter

Musk já chamou a MSNBC de "escória total da Terra (RYAN COLLERD/AFP)

Musk já chamou a MSNBC de "escória total da Terra (RYAN COLLERD/AFP)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter

Publicado em 27 de novembro de 2024 às 11h23.

Elon Musk pode tentar adquirir a MSNBC? O boato começou a aparecer nas redes sociais neste semana depois que o bilionário dona da Tesla passou a postar uma série de memes. Um detalhe, porém, invalida a teoria: a empresa não está à venda.

Na semana passada, a Comcast, conglomerado dono do canal, disse que estava avançando com um plano para separar suas redes de TV a cabo NBCUniversal em uma companhia independente. Essa notícia gerou especulações de que o dono do X poderia comprar o canal de notícias MSNBC, visto como de esquerda nos EUA.

Musk, que não tem sido tímido sobre suas críticas à MSNBC, chamando a rede de "escória total da Terra", alimentou essa história em sua rede social. Quando Donald Trump Jr. postou sobre a MSNBC, encorajando Musk a comprá-la, o bilionário respondeu: "Quanto custa?"

Não está claro o quão sério Musk é sobre a MSNBC, mas comprar a rede não seria uma tarefa fácil. A Comcast não está interessada em vender ativos individuais, segundo o Wall Street Journal. Ela planeja que a empresa spinoff, que incluirá vários outros canais da NBCUniversal, como CNBC, USA, Syfy e E!, explore aquisições de outras redes a cabo.


"Estamos ansiosos pela cisão planejada de nossas redes a cabo, que criará uma nova empresa de propriedade de nossos acionistas — nenhum desses ativos está à venda", disse uma porta-voz da Comcast.

Depois que a Comcast concluir a transação — um processo que deve levar cerca de um ano — a nova empresa negociará acordos de distribuição com empresas como a Charter Communications.

O presidente e CEO da Comcast, Brian Roberts, detém um terço das ações com direito a voto na empresa, o que lhe dá influência significativa em decisões importantes, como a venda de ativos. Roberts também deterá um terço das ações com direito a voto na nova empresa, embora não atue no conselho, segundo o WSJ.

Diferente do antigo Twitter

Essa é uma configuração bem diferente do Twitter, que Musk comprou por US$ 44 bilhões em 2022 e renomeou como X. Musk era seu maior acionista na época em que ele fez a aquisição.

Se Musk realmente fosse atrás da MSNBC, provavelmente não chegaria nem perto do preço do Twitter: a receita anual da nova empresa de TV a cabo, em todas as suas redes, seria de cerca de US$ 7 bilhões, e seus ativos e audiência estão em queda.

Depois que a nova empresa for criada, tirar a MSNBC dela pode ser mais desafiador, porque a natureza da transação — uma cisão isenta de impostos para os acionistas da Comcast — limita a flexibilidade para buscar acordos subsequentes.

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskTV a cabo

Mais de Negócios

Enciclopédia Barsa: o que aconteceu com o ‘Google de papel’ que marcou gerações

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam