EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h32.
A pontuação da empresa é dividida entre índices, que são a reunião das notas nas quatro categorias avaliadas pelos funcionários, e de indicadores ligados às práticas de Recursos Humanos. Juntos, eles formam a pontuação geral de cada empresa, que vai de 0 a 100, também chamada de Índice de Felicidade no Trabalho.
* Melhores para mulheres
Entram aqui empresas que estão entre as 150 melhores e têm ao menos 25% de mulheres no quadro, desde que tenham políticas específicas para atrair e reter a força feminina de trabalho. O ranking é composto por 50 empresas, que foram escolhidas de acordo com a percepção das próprias funcionárias.
ÍNDICES
* Felicidade no Trabalho
É O índice geral de melhores empresas para trabalhar, vai de 0 a 100. Mede as práticas de gestão de recursos humanos e a percepção dos funcionários sobre o ambiente de trabalho.
* Qualidade do Ambiente de Trabalho
De 0 a 100, mede a percepção dos funcionários sobre identidade (ligada à estratégia e valores da empresa), satisfação e motivação (ligada aos processos de gestão), aprendizado e desenvolvimento (crescimento pessoal e de carreira) e liderança (o papel dos chefes).
* Qualidade na Gestão de Pessoas
De 0 a 100, avalia as políticas de recursos humanos. É composto pela média das notas de remuneração e benefícios, carreira, educação, saúde, integridade do trabalhador e responsabilidade social e ambiental.
INDICADORES
* Remuneração e benefícios
Pagar salários acima da média indica que a empresa consegue manter funcionários de alta performance no longo prazo. Benefícios diferenciados refletem a preocupação com o bem-estar dos funcionários.
* Carreira
Indica a perspectiva de crescimento profissional na empresa e suas ações para proporcionar suporte ao desenvolvimento dos empregados.
* Educação
Mostra como a organização prepara as pessoas para o futuro dentro e fora de suas dependências.
* Saúde
Além de aspectos práticos, como um bom plano de saúde, inclui prevenção,educação e extensão desses benefícios à família dos funcionários.
* Integridade física
Indica a preocupação com prevenção de acidentes e eliminação de riscos e com um ambiente de trabalho saudável, física, social e psicologicamente.
* Responsabilidade social e ambiental
Indica a preocupação com o bem-estar dos funcionários, dos familiares, da comunidade local e da sociedade como um todo, além da preservação do meio-ambiente.
* Liderança
Mostra como os funcionários avaliam o papel dos chefes em relação à comunicação, justiça, promoção do aprendizado e ainda se os líderes têm discurso e ações coerentes.
* Satisfação e motivação
Está ligado ao salário, aos bônus, ao trabalho em si, ao ambiente físico e às perspectivas de crescimento, fatores responsáveis por motivar os profissionais.
* Identidade
Indica se o funcionário conhece e compartilha os objetivos da empresa, se tem orgulho de fazer parte dela e acredita em sua postura ética.
* Aprendizado e desenvolvimento
Mede a percepção dos empregados quanto ao aprendizado no trabalho, educação corporativa e oportunidades de promoção.