Mais da metade dos consumidores brasileiros deixa de comprar de marcas que não investem em práticas ESG (Reprodução/Getty Images)
Content Writer
Publicado em 23 de novembro de 2023 às 09h00.
Empresas pouco preocupadas com questões ambientais, sociais e de governança estão mais propensas a perder clientes. Essa é a conclusão do Índice do Setor de Sustentabilidade 2023, estudo realizado pela Kantar, empresa líder mundial em pesquisas.
Segundo o levantamento, mais da metade da população brasileira deixa de consumir produtos quando percebem que a marca não investe em sustentabilidade ou adota práticas prejudiciais ao meio ambiente e à sociedade. De acordo com os entrevistados, as práticas de ESG se tornaram um fator determinante na decisão de consumo.
O estudo também revela que consumidores brasileiros estão mais atentos às práticas de greenwashing – quando empresas dizem ser sustentáveis mesmo não sendo.
Em números globais do estudo, setores de social media (60%), produtos à base de carne (58%) e roupas e calçados (57%) são percebidos pelos entrevistados como os com as piores práticas de divulgação de informações. Para eles, esses segmentos são os que mais divulgam informações desonestas ou incorretas sobre as ações na agenda ESG.
Principais conclusões do estudo:
Foram ouvidas as percepções de 26 mil consumidores com relação a empresas de 43 setores diferentes da economia em 33 países onde a Kantar atua. No Brasil, a pesquisa entrevistou mais de mil consumidores. Essa é a terceira edição do estudo.
1. Faça uma avaliação do seu impacto ambiental
Para ter práticas mais sustentáveis, o primeiro passo é compreender o impacto da sua empresa no meio ambiente. Faça um levantamento das áreas onde sua empresa tem o maior impacto – consumo de energia, emissões de carbono, uso de recursos naturais, etc.
2. Priorize a eficiência energética e redução de resíduos
Implemente práticas que visem a eficiência energética dos equipamentos e procure adotar estratégias para reduzir o desperdício – pode ser por meio da otimização de processos ou da escolha de fornecedores comprometidos com práticas sustentáveis.
3. Tenha responsabilidade social corporativa
Desenvolva e implemente práticas de responsabilidade social corporativa. Isso pode incluir a contribuição para causas sociais, apoio a comunidades locais, programas de voluntariado para funcionários e a adoção de práticas éticas em toda a cadeia de suprimentos.
4. Busque pela transparência e comunicação
Seja transparente sobre suas práticas sustentáveis e comunique essas ações aos stakeholders, como clientes, funcionários e investidores. Destaque os sucessos alcançados e os progressos em direção às metas estabelecidas.
5. Invista em educação
Ofereça treinamentos e programas de conscientização para que os funcionários compreendam a importância da sustentabilidade e como suas ações individuais podem contribuir para os objetivos da empresa. Além disso, executivos e membros dos conselhos administrativos também devem buscar por capacitação profissional em ESG.
Com o objetivo de mostrar o caminho para elevar os resultados das empresas implantando as diretrizes de ESG, a EXAME apresenta, entre 4 e 12 de dezembro, a série ESG para Negócios. Virtual e totalmente gratuito, o treinamento é a oportunidade de ouro para executivos ganharem sólidos conhecimentos e habilidades em ESG.
A aula é apresentada pela diretora de ESG da EXAME, Renata Faber, que possui 20 anos de experiência no mercado financeiro. Desde que assumiu a cadeira de diretora, trabalha ativamente em parceria com empresas para ajudá-las a avançar na agenda sustentável.
É a sua chance! Garanta a sua vaga na série gratuita clicando aqui
Durante os encontros, os participantes irão descobrir, dentre outras coisas:
Não fique de fora: Clique aqui e faça sua inscrição gratuita.
*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME