Negócios

Para empresas, coragem define pessoas inovadoras

Mesmo assim, consultor acredita que nem sempre essa coragem é incentivada nas companhias

Coragem se destaca na nuvem de palavras criada com base nas respostas dos empresários.

Coragem se destaca na nuvem de palavras criada com base nas respostas dos empresários.

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2011 às 19h17.

São Paulo - Todo ser humano tem capacidade para inovar, basta ter coragem para fazê-lo. Esta é a conclusão de um levantamento feito pela empresa de consultoria Pieracciani, especializada em gestão da inovação. Todos os anos, a consultoria se reúne com líderes das principais companhias brasileiras para debater sobre questões ligadas à inovação e, desta vez, a pergunta feita aos executivos foi "quais as características ou conhecimentos técnicos que definem pessoas inovadoras?".

A palavra "coragem" foi a mais citada pelas 32 participantes, dentre elas, Odebrecht, Nestlé, Oi, Delphi e AmBev. A contagem de expressões foi feita por meio do Wordle, software específico para analisar discursos, que cria a imagem de acordo com a incidência de cada palavra da pesquisa. Para o diretor da Pieracciani, Valter Pieracciani, esse resultado foi muito instigante, já que muitas empresas ressaltam a coragem, mas não dão espaço para que ela se manifeste.

"Isso foi bom para mostrar que é importante mudar a cultura das empresas, não apenas transformar o discurso delas, mas as ações. É importante incentivar os erros, assumir mais riscos, incentivar a iniciativa". Pieracciani também contesta os chamados benchmarks, referências que companhias tomam a partir de ações de outras empresas, que, muitas vezes criam um padrão limitante para a inovação.

O consultor não define inovação como um dom, tampouco como fruto da hereditariedade. Assim como os grandes empresários que responderam à pesquisa, ele concorda que é preciso coragem para desafiar as pressões da sociedade, da família, e até mesmo dos chefes, para, assim, conseguir realmente produzir algo inovador.
 

Acompanhe tudo sobre:gestao-de-negociosInovaçãoprodutividade-no-trabalho

Mais de Negócios

COP29: Lojas Renner S.A. apresenta caminhos para uma moda mais sustentável em conferência da ONU

Ele quase devolveu o dinheiro aos investidores, mas conseguiu criar um negócio que vale US$ 100 mi

Com chocolate artesanal amazônico, empreendedora cria rede de empoderamento feminino

Na maior Black Friday da Casas Bahia, R$ 1 bilhão em crédito para o cliente