Negócios

Empresas aéreas pequenas atingem 18% do mercado doméstico

Somando-se as participações de Azul, WebJet, Avianca, Trip e Passaredo, as empresas aéreas menores ganharam mais espaço na demanda

A Gol, enquanto isso, viu a sua participação no mês passado cair para 38,15% (.)

A Gol, enquanto isso, viu a sua participação no mês passado cair para 38,15% (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

São Paulo - As pequenas companhias aéreas brasileiras voltaram a ganhar espaço das grandes TAM e Gol em julho, com Azul e WebJet registrando participação de mercado na casa dos 6 por cento cada.

Dados disponíveis no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que a grande perdedora de market share na comparação anual foi a Gol, que recentemente enfrentou atrasos e cancelamentos de voos por problemas no software de gestão da carga horária de seus pilotos e comissários.

Somando-se as participações de Azul, WebJet, Avianca, Trip e Passaredo, as empresas aéreas de menor porte alcançaram uma participação de 18 por cento do tráfego aéreo brasileiro no mês passado, contra pouco menos de 14 por cento um ano antes.

No geral, o tráfego aéreo dentro do Brasil aumentou 18,51 por cento em julho sobre o mesmo mês do ano passado, enquanto a oferta de assentos subiu 21,41 por cento na mesma base de comparação.

A TAM permaneceu líder em julho, com fatia de 43 por cento, acima dos 42,90 por cento de junho e ligeiramente abaixo dos 43,15 por cento de um ano antes.

A Gol, enquanto isso, viu a sua participação no mês passado cair para 38,15 por cento, ante 39,11 por cento em junho deste ano e 42,88 por cento em julho de 2009.

A Azul aparece em seguida, ampliando seu market share para 6,31 por cento em julho, acima dos 5,68 por cento de junho e também dos 4,69 por cento um ano atrás.

A WebJet tinha em julho participação de 6,03 por cento, ligeiramente abaixo dos 6,15 por cento de junho e superior aos 4,52 por cento de um ano atrás.

Avianca, Passaredo e Trip obtiveram, juntas, 6,01 por cento do mercado doméstico de aviação em julho. Um ano antes, o market share combinado das três companhias aéreas era de 4,4 por cento, de acordo com os dados da Anac.

Leia mais sobre Aviação

Siga as últimas notícias de Negócios no Twitter

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAviaçãoAzulcompanhias-aereasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasGol Linhas AéreasServiçosSetor de transporteTAMTransportes

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades