Negócios

Empresa norueguesa Yara compra a Fertibrás

Com o negócio, noruegueses tornam-se o segundo maior produtor de fertilizantes do Brasil

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2012 às 16h11.

A companhia norueguesa Yara formalizou, nesta terça-feira (18/7), a compra da brasileira Fertibrás por 278,485 milhões de reais. A cifra equivale a aproximadamente 62,70 reais para cada ação ordinária, e 30 reais para cada preferencial. Com isso, a norueguesa passa a deter cerca de 99,95% do capital votante e de 48,09% do capital total da Fertibrás. O negócio foi fechado por meio da subsidiária Yara Brasil Agronegócios, constituída exclusivamente para adquirir o controle da brasileira.

A transação eleva a Yara ao posto de segundo maior produtor de fertilizantes do Brasil. A empresa já atua no país desde 2000, quando adquiriu a Adubos Trevo e a transformou na Yara Brasil Fertilizantes. "O Brasil é um dos mais importantes mercados de fertilizantes do mundo, e é chave para nossa estratégia de crescimento. A compra da Fertibrás fortelecerá ainda mais a posição e a escala da Yara, e criará uma sólida plataforma para a consolidação da indústria brasileira de fertilizantes", afirmou Thorleif Enger, presidente executivo da Yara International, em comunicado à imprensa.

Enger lembrou que as vendas anuais da Fertibrás superam 1 milhão de toneladas. Além disso, com a compra, a Yara passou a deter uma participação indireta de 17,57% na Fósfertil, a maior produtora brasileira de fertilizantes à base de fosfato e de nitrogênio do país. Em nota divulgada no mercado brasileiro, a Yara admite que estuda a reestruturação de seus negócios no Brasil, envolvendo incorporações entre a Fertibrás, Yara Brasil Fertilizantes e Yara Agronegócios. O registro de companhia aberta da Fertribrás, porém, não será pedido nos próximos 12 meses.

A companhia também informa que a operação precisa ser submetida ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Acompanhe tudo sobre:TrigoFusões e AquisiçõesAgronegócioFertilizantesYaraEmpresas norueguesas

Mais de Negócios

38 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para trabalhar em cidades pequenas (e no interior)

Quais são os maiores supermercados do Rio Grande do Sul? Veja ranking

Brasileiro mais rico trabalhou apenas um ano para acumular fortuna de R$ 220 bilhões

Quais são os maiores supermercados do Nordeste? Veja quanto eles faturam