Negócios

Empresa italiana de fechos para portas instala fábrica no Brasil

Mercado brasileiro será o mais importante para a Giesse nos próximos dez anos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

O mercado brasileiro de construção passou no teste da multinacional italiana Giesse, uma das líderes europeias na fabricação de fechos para portas e janelas. Após um ano de análise do potencial do setor no Brasil, a empresa anunciou nesta quarta-feira (16) a instalação de uma fábrica de 4,5 mil metros quadrados em Mauá, na Grande São Paulo, para atender à demanda do Brasil e dos vizinhos sul-americanos.

A Giesse desenvolve sistemas para abertura e fechamento de janelas e portas. Quando uma construtora planeja um prédio, por exemplo, pode procurar empresas como a Giesse para projetar a forma como as portas e janelas devem abrir e que material será usado. A empresa também fabrica os componentes dessas portas e janelas.

O mercado brasileiro nesses segmentos chega a quase 2 bilhões de reais, somados os mercados de acessórios (600 milhões) e de esquadrias de alumínio (1,2 bilhão). Atraída por estas cifras, a Giesse abriu em 2008, na zona sul de São Paulo, um centro de distribuição de produtos fabricados na Itália e na Argentina. A empresa também estabeleceu parcerias com as construtoras Gafisa e Cyrela, grandes compradoras de portas e janelas de alto desempenho, aquelas que contam com vedação mais eficiente.

Com base na experiência do centro de distribuição, a companhia italiana identificou um forte potencial de crescimento no país e avaliou que a posição geográfica do país favorecia a criação de um pólo de distribuição dos produtos para a América do Sul, razões que levaram à instalação da fábrica em Mauá.

A produção local é uma das estratégias da Giesse para baratear seus produtos e chegar a um público de menor poder aquisitivo. O Brasil é considerado o mercado mais importante para o grupo nos próximos dez anos, à frente de China e Índia. Além do Brasil, a Giesse tem fábricas em quatro países.
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente