Negócios

Empresa indiana de TI Infosys planeja contratar 10 mil nos EUA

Medida surge no momento em que a Infosys se tornou alvo político nos EUA por trazer estrangeiros ao país com visto temporário para atender clientes

Infosys: companhia planeja contratar trabalhadores norte-americanos em áreas como inteligência artificial (Prakash Singh/AFP)

Infosys: companhia planeja contratar trabalhadores norte-americanos em áreas como inteligência artificial (Prakash Singh/AFP)

R

Reuters

Publicado em 2 de maio de 2017 às 11h23.

São Francisco / Mumbai - A empresa indiana de tecnologia da informação Infosys informou que planeja contratar 10 mil trabalhadores norte-americanos nos próximos dois anos e abrir quatro centros de tecnologia nos Estados Unidos, começando em agosto com um em Indiana, Estado do vice-presidente Mike Pence.

A iniciativa surge no momento em que a Infosys e alguns pares indianos, como a Tata Consultancy Services e a Wipro, se tornaram alvo político nos EUA por trazer estrangeiros ao país com visto temporário para atender clientes.

Empresas de tecnologia da informação dependem muito do programa de vistos H1-B, que o presidente norte-americano, Donald Trump, pediu que agências federais revisem.

Em entrevista por telefone à Reuters, o presidente da Infosys, Vishal Sikka, disse que a companhia planeja contratar trabalhadores norte-americanos em áreas como inteligência artificial.

"Quando você pensa sobre isso do ponto de vista dos EUA, obviamente criar mais empregos e oportunidades aos norte-americanos é uma coisa boa", afirmou Sikka.

Embora empresas indianas de terceirização estejam recrutando nos EUA, a Infosys é a primeira a apresentar números concretos e prazos após a revisão das regras de visto anunciada por Trump.

No mês passado, duas fontes do setor disseram à Reuters que a Infosys estava requerendo apenas mil vistos H-1B neste ano. Uma delas afirmou que foram 6.500 pedidos em 2016 e cerca de 9 mil em 2015.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEstados Unidos (EUA)ÍndiaEmpregos

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner