Negócios

Empresa de magnata chinês compra estúdio Legendary dos EUA

O conglomerado chinês Dalian Wanda Group comprou o estúdio de cinema norte-americano Legendary Entertainment por cerca de 3,5 bilhões de dólares


	Estúdio Legendary: executivo não deu mais detalhes sobre o plano de IPO
 (Legendary / Divulgação)

Estúdio Legendary: executivo não deu mais detalhes sobre o plano de IPO (Legendary / Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2016 às 17h30.

Pequim - O conglomerado chinês Dalian Wanda Group comprou o estúdio de cinema norte-americano Legendary Entertainment por cerca de 3,5 bilhões de dólares, transformando o presidente do Conselho de Administração em um magnata de filmes de Hollywood, conforme o homem mais rico da China intensifica a investida para diversificar seu império de negócios no exterior.

Em uma coletiva de imprensa em Pequim nesta terça-feira, o presidente do Conselho da Wanda, Wang Jianlin, disse que planeja juntar o Legendary, que está por trás de sucessos como "Jurassic World", com ativos já existentes de produção de filmes na China e vender ações da operação conjunta em uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).

O filme torna a Wanda a primeira empresa chinesa a deter um grande estúdio de Hollywood - sinal do crescente poder do país no mundo cinematográfico mundial, disseram observadores da indústria.

O executivo não deu mais detalhes sobre o plano de IPO, mas disse que está adquirindo o Legendary Entertainment por razões envolvendo tanto a propriedade intelectual quanto os filmes do estúdio. Uma pessoa familiarizada com o tema disse à Reuters mais cedo neste mês que um negócio para adquirir uma fatia majoritária do Legendary havia sido acertado.

"Wanda Cinema já fez um grande desenvolvimento na China, mas não é o suficiente", disse Wang, cuja fortuna pessoal é estimada pela revista Forbes em cerca de $ 27 bilhões.

"Os filmes são global, e nossa empresa certamente quer juntar a nossa voz para o mercado cinematográfico mundial." "Wanda Cinema já alcançou um grande desenvolvimento na China, mas não é o suficiente", disse Wang, cuja fortuna pessoal é estimada pela revista Forbes em cerca de 27 bilhões de dólares. "Os filmes são global, e nossa empresa certamente quer acrescentar a nossa voz no mercado cinematográfico mundial."

Acompanhe tudo sobre:ArteÁsiaChinaCinemaEntretenimentoFilmes

Mais de Negócios

Por que Bill Gates não quis deixar a filha desistir da faculdade para empreender

Fortuna de Musk, homem mais rico do mundo, fica abaixo de US$ 300 bilhões pela 1ª vez desde 2024

Ele criou um negócio global levando talentos para trabalhar no agronegócio

Ele criou uma empresa de foguetes milionária, mas não tem planos de ir para o espaço