Negócios

Empresa cria a primeira cerveja de cana-de-açúcar do mundo

Cervejaria Wäls se uniu a mestre cervejeiro para produzir a bebida que chega ao mercado brasileiro em dezembro

O mestre cervejeiro da The Brooklyn Brewery, Garrett Oliver, veio ao Brasil para ajudar na criação da cerveja de cana-de-açúcar, idealizada pela Wäls (Divulgação)

O mestre cervejeiro da The Brooklyn Brewery, Garrett Oliver, veio ao Brasil para ajudar na criação da cerveja de cana-de-açúcar, idealizada pela Wäls (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2012 às 08h56.

São Paulo – As duas bebidas alcoólicas mais populares no Brasil, a cerveja e a cachaça, têm agora um elo mais forte. Neste sábado, a Wäls começa a produzir a primeira cerveja do mundo feita de cana-de-açúcar.

A invenção está sendo feita junto com o mestre cervejeiro da The Brooklyn Brewery, Garrett Oliver, que também é editor-chefe do The Oxford Companion to Beer. O especialista americano está hoje na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, para acompanhar o processo de confecção da novidade.

Para produzir dois mil litros do lote inicial, serão usados cerca de 700 quilos de cana proveniente de uma parceria com a Vale Verde, uma das principais fabricantes de aguardente do país. Na receita, o caldo do ingrediente se juntará aos maltes especiais, lúpulo e levedura para criar uma bebida do estilo Saison (do interior da Bélgica).

Esse tipo possui aromas frutados, leve acidez, alta carbonatação e teor alcoólico de 6% a 8%. Não por acaso, o nome da novidade será Saison de Caipira. O investimento da Wäls foi de 80 mil reais e o produto tem previsão de chegar ao mercado consumidor brasileiro em dezembro deste ano.

Cada garrafa terá 375 mililitros e o preço será em torno de 15 reais. Os estados que poderão experimentar a cerveja de cana em primeira mão são Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal e Goiás, apenas na cidade de Goiânia.

Mas a chance de degustá-la não será exclusividade de quem mora no país. Os sócios da Wäls José Felipe e Tiago Carneiro já anunciaram que pretendem exportar o rótulo para os Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:bebidas-alcoolicasCervejasEmpresasInovação

Mais de Negócios

Azeite a R$ 9, TV a R$ 550: a lógica dos descontaços do Magalu na Black Friday

20 frases inspiradoras de bilionários que vão mudar sua forma de pensar nos negócios

“Reputação é o que dizem quando você não está na sala”, reflete CEO da FSB Holding

EXAME vence premiação de melhor revista e mantém hegemonia no jornalismo econômico