Negócios

Empresa britânica de pesquisa WGSN compra brasileira Mindset

A WGSN já era representada pela Mindset há nove anos na América do Sul


	Latas de Coca-Cola: entre as companhias assessoradas pela consultoria, estão Coca-Cola, Leroy Merlin, Hypermarcas e Lojas Renner
 (Mike Windle/AFP)

Latas de Coca-Cola: entre as companhias assessoradas pela consultoria, estão Coca-Cola, Leroy Merlin, Hypermarcas e Lojas Renner (Mike Windle/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de setembro de 2013 às 07h21.

São Paulo - Controlada pelo britânico Top Right Group , a empresa de pesquisa de tendências WGSN anunciou a compra da consultoria brasileira Mindset nesta segunda-feira, numa investida para elevar a oferta de produtos e a representatividade na receita global, disse o gerente-geral do Top Right no país.

A WGSN já era representada pela Mindset há nove anos na América do Sul. A empresa, que vende assinaturas de um portal que busca antecipar o que estará em voga na indústria da moda e design, conta com uma base de 370 clientes e tem faturamento anual estimado em 6,5 milhões de dólares na região. O Brasil responde por cerca de 80 por cento desse montante.

"Temos uma visão de longo prazo para o país, que foi escolhido junto com a China como mercado prioritário para a expansão do Top Right", disse José Papa Neto, adicionando que o ambiente econômico atual não diminui as projeções para o futuro.

Segundo o executivo, a operação brasileira responde por 6 a 7 por cento do que a WGSN vende no mundo, uma fatia que a empresa quer elevar, crescendo a um ritmo anual de dois dígitos.

"O mercado europeu já está saturado e o Brasil é um país com 200 milhões de habitantes", afirmou à Reuters. "Não é uma preocupação corrente com juros e câmbio que mudará isso." Com a operação, o Top Right também assume o braço de pesquisa e análise do consumidor da Mindset, divisão criada no fim de 2009.

Entre as companhias assessoradas pela consultoria, estão Coca-Cola, Leroy Merlin, Hypermarcas e Lojas Renner --esta última contou com o trabalho da Mindset para estudar o mercado antes do lançamento da marca jovem Youcom.


Sócia-fundadora da Mindset, Andréa Bisker afirmou que a chancela da WGSN abre portas para a introdução de novos produtos na região. Um deles é o Planet Retail, serviço de dados do setor varejista, que passará a ser ofertado pela filial.

Pelo acordo com o Top Right, Andréa assumirá o cargo de diretora comercial para a América Latina por um prazo mínimo de três anos. Sua sócia Letícia Abraham, por sua vez, responderá pela diretoria de pesquisa e planejamento. O valor da operação, que envolveu a compra de 100 por cento da Mindset, não foi revelado.

"Com a venda, ganhamos musculatura para também dar força à assessoria de produtos, diante de um foco que era mais concentrado em marcas", disse Letícia, sublinhando que a empresa é essencialmente uma "fornecedora de conteúdo".

A proposta de oferecer assessoria às companhias, indo além da assinatura do portal WGSN, ainda engatinha no restante do mundo. A experiência brasileira deve ajudar a estudar movimentos semelhantes em outros locais, disseram as executivas.

ESTREIA AGRESSIVA A compra da Mindset é a segunda aquisição em menos de seis meses do Top Right Group no Brasil, grupo que controla quatro empresas diferentes: i2i (feiras de eventos), Emap (mídia e conteúdo pago), 4C (serviços de informação, como a WGSN) e Lions, que organiza festivais e tem Cannes, voltado ao mercado publicitário, como principal evento.

Em maio, pouco após abrir seu escritório no país, a companhia anunciou a compra da Educar/Educador, maior feira e congresso educacional da América Latina. Segundo Papa Neto, a companhia está aberta a outras aquisições no Brasil, desde que tenham "aderência com os negócios existentes da empresa".

Em 2012, o Top Right Group teve receita de 251,7 milhões de libras, alta anual de 9,2 por cento. Até 2016, o grupo tem como objetivo elevar a representatividade da receita internacional de 33 para 50 por cento.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaReino UnidoFusões e Aquisições

Mais de Negócios

Quais são as maiores empresas de São Paulo? Veja ranking

Quais são as 10 maiores empresas de Santa Catarina? Veja quanto elas faturam

Quais são as maiores empresas do Rio de Janeiro? Veja quanto elas faturam

Quais são as maiores empresas de Minas Gerais? Veja quanto elas faturam