Negócios

Embratel e Net aprovam proposta de reorganização societária

Conselhos de administração aprovaram na segunda-feira proposta de reorganização societária que também envolve a Claro


	Claro: operação contempla a incorporação da NET, da Embratel e da Embrapar pela Claro
 (ANTONIO MILENA)

Claro: operação contempla a incorporação da NET, da Embratel e da Embrapar pela Claro (ANTONIO MILENA)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2014 às 10h59.

São Paulo - Os conselhos de administração da Embratel Participações e da Net aprovaram na segunda-feira proposta de reorganização societária que também envolve a operadora Claro, dentro do processo de consolidação das empresas em uma única sociedade.

As três companhias pertencem ao grupo América Móvil, do bilionário mexicano Carlos Slim. A operação contempla a incorporação da NET, da Embratel e da Embrapar pela Claro, enquanto fatias desmembradas de Embratel e Embrapar denominadas Nova Embratel e Nova Embrapar serão incorporadas pela Telmex Solutions Telecomunicações.

Conforme fato relevante divulgado nesta terça-feira, a incorporação deverá se tornar eficaz, caso aprovada pelos acionistas das companhias, em 31 de dezembro deste ano.

A relação de troca proposta no âmbito da operação é de um lote de mil ações de emissão da Embrapar por 0,0308 ações da Claro, uma ação de emissão da Embratel por 0,0031 ações da Claro e uma ação da NET por 0,0884 ações da Claro.

Acionistas detentores de ações ordinárias de NET, da Embratel e da Embrapar, além de ações ordinárias da Claro, também poderão receber papéis da Nova Embratel ou da Nova Embrapar. Por sua vez, detentores de ações preferenciais da NET e da Embrapar receberão ações preferenciais da Claro e poderão receber papéis da Nova Embrapar.

O valor dos ativos a serem cindidos do patrimônio da Embrapar serão equivalentes a 1,612 bilhão de reais, o que reduzirá seu patrimônio para 9,170 bilhões de reais, enquanto o valor separado da Embratel será de 1,547 bilhão, ficando seu patrimônio após a cisão em 4,863 bilhões de reais. O patrimônio da NET era de 6,812 bilhões de reais em 30 de setembro de 2014, data base considerada para as avaliações.

O capital social da Claro passará a 12,043 bilhões de reais, dividido em 16.750.449 ações ordinárias e 33.500.898 ações preferenciais.

Acionistas da Embrater, Embratel e NET terão direito de recesso. As companhias informaram estimar que o custo total da operação seja de cerca de 8 milhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasServiços3GTelecomunicaçõesOperadoras de celularEmpresas mexicanasClaroTV a caboEmbratelNETTV pagaacordos-empresariais

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner