Avião Super Tucano, da Embraer: Modelo é fruto de projeto feito de acordo com as exigências da Força Aérea Brasileira (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 10 de julho de 2012 às 18h19.
São Paulo – A Embraer venderá oito A-29 Super Tucano para a Força Aérea da Indonésia. Os aviões são turboélices de ataque leve e treinamento tático e servirão, entre outras coisas, para vigilância e interceptação aérea. O país asiático também comprou um simulador de voo para treinar seus pilotos.
As aquisições fazem parte do programa de modernização de equipamentos da Indonésia para o período de 2009 a 2014. As primeiras quatro aeronaves serão entregues no próximo mês e o resto apenas em 2014. "Esta decisão demonstra o reconhecimento da qualidade do Super Tucano no mercado internacional", disse Luiz Carlos Aguiar, Presidente da Embraer Defesa e Segurança, em nota.
O A-29 Super Tucano possui quase 160 mil horas de voo e mais de 23 mil horas de combate. Além de estar equipado com sistemas eletrônicos, infravermelho e laser, ele possui sistemas de rádios com enlace de dados e também grande capacidade de armamentos. Até agora, foram entregues pela Embraer mais de 160 aviões pelo mundo – que fazem parte de seis forças aéreas.