Negócios

Embraer vende 28 cargueiros ao Brasil em negócio de R$7,2 bi

Entregas do KC-390 ao governo brasileiro começarão no fim de 2016 e se estenderão por 10 anos


	Embraer: encomenda entrará em sua carteira de pedidos apenas após documentação complementar de contrato
 (Nacho Doce/Reuters)

Embraer: encomenda entrará em sua carteira de pedidos apenas após documentação complementar de contrato (Nacho Doce/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2014 às 12h56.

Gavião Peixoto - A Embraer assinou com o governo brasileiro nesta terça-feira o primeiro contrato para produção em série do cargueiro KC-390, em um negócio estimado em 7,2 bilhões de reais que inclui suporte logístico, peças sobressalentes e manutenção.

Segundo a Embraer, as entregas do KC-390 ao governo brasileiro começarão no fim de 2016 e se estenderão por 10 anos.

O KC-390 é um projeto conjunto da Embraer e da Força Aérea Brasileira (FAB) firmado em 2009. Além do pedido da FAB, existem intenções de compra de 32 aeronaves por Argentina, Colômbia, Chile, Portugal e República Tcheca.

A Embraer disse que a encomenda do governo brasileiro entrará em sua carteira de pedidos apenas após documentação complementar de contrato, o que deve ocorrer em 90 dias.

Logo após o anúncio do contrato com o governo brasileiro, as ações da Embraer aceleraram a alta na bolsa paulista. Às 12h48, o papel da empresa subia 1,72 por cento, a 18,94 reais, contra valorização de 0,68 por cento do Ibovespa.

Num período de 10 anos, a Embraer vê um mercado potencial de mais de 700 cargueiros do porte do KC-390, no valor de 50 bilhões de dólares.

O KC-390 é o maior avião já desenvolvido e fabricado no Brasil. O cargueiro representa uma importante diversificação de receita para a Embraer, que tem buscado ampliar o peso da aviação executiva e de defesa em seu resultado para suavizar o impacto das oscilações mais bruscas nos negócios na aviação comercial.

As aeronaves KC-390 que serão entregues à Força Aérea substituirão o C-130 Hercules, da norte-americana Lockheed Martin, atualmente na frota da FAB.

Os primeiros voos do KC-390 estão programados para o fim deste ano.

Acompanhe tudo sobre:acordos-empresariaisAviaçãoEmbraerEmpresasEmpresas abertasempresas-de-tecnologiaSetor de transporte

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares