EMBRAER: a companhia quer cobrar da Boeing o prejuízo da ruptura de contrato. / REUTERS/Roosevelt Cassio (Roosevelt Cassio/Reuters)
Reuters
Publicado em 5 de agosto de 2020 às 08h16.
A Embraer divulgou nesta quarta-feira que a receita em seu segmento de aviação comercial, geralmente a maior e mais rentável, caiu 77%, para 563,9 milhões de reais no segundo trimestre, devido à pandemia de coronavírus.
A fabricante de aviões, assim como seus maiores concorrentes de aviões, Airbus e Boeing, viu a demanda cair à medida que a pandemia parou o transporte aéreo.
A empresa reportou um prejuízo líquido de 1,683 bilhão de reais no trimestre, revertendo resultado positivo de 26,1 milhões no mesmo período de 2019.
O prejuízo líquido ajustado, excluído do imposto de renda e contribuição social diferidos e também do impacto líquido, após imposto dos itens especiais que eventualmente tenham sido contabilizados, foi de 1,071 bilhão de reais.
No segundo trimestre, a companhia apresentou um caixa líquido usado pelas atividades operacionais ajustado de 2,359 bilhões de reais e um uso livre de caixa ajustado de 2,533 bilhões de reais.