Fábrica da Embraer: mais recursos para desenvolvimento e pesquisa em 2011 (Germano Lüders/EXAME.com)
Daniela Barbosa
Publicado em 25 de março de 2011 às 11h20.
São Paulo - A Embraer planeja investir cerca de 500 milhões de dólares neste ano. O valor é mais que o dobro do investido em 2009: aproximadamente 225 milhões de dólares.
Segundo Frederico Fleury, presidente da companhia, no setor de pesquisa e desenvolvimento serão investidos 300 milhões de dólares, e o restante, 200 milhões de dólares, irá para os demais investimentos da empresa, como compra de equipamentos, por exemplo.
“Vamos privilegiar pesquisa e desenvolvimento, pois trabalhamos dentro dessas áreas já pensando nos retornos financeiros que elas podem gerar para a companhia”, afirmou o executivo, nesta sexta-feira (25/3), em coletiva para a imprensa. No ano passado, a Embraer destinou à área de pesquisa mais de 150 milhões de dólares.
Em 2010, a Embraer encerrou o ano com caixa líquido de 1,152 bilhão de reais. Mesmo assim, para os investimentos previstos para o ano, parte do valor, ainda não definido pela companhia, virá de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Já estamos conversando sobre a aprovação de algumas linhas de créditos”, afirmou Fleury.
Resultados
No ano passado, o lucro líquido da companhia, em moeda nacional, caiu de 912 milhões de reais, em 2009, para 573 milhões de reais. Segundo Fleury, a queda tem reflexo direto da valorização do real frente à moeda americana.
“Se convertermos nossos resultados para dólar, nosso lucro se manteve estável na comparação de um ano para o outro”, disse.
A receita da companhia também recuou, caindo de 10,87 bilhões de reais, em 2009, para 9,380 bilhões de reais, em 2010. O câmbio também foi o responsável pela baixa do faturamento da Embraer. Neste ano, os números estimados pela companhia devem permanecer estáveis na comparação com 2010. “Esperamos uma receita líquida de 5,6 bilhões de dólares”, afirmou Fleury.