Negócios

Em terceira edição de programa de inovação, Stefanini busca startups para aplicar IA em casos reais

A edição da 87.co, programa de inovavação da empresa de tecnologia, será focada em inteligência articial aplicação a desafios reais

As inscrições podem ser feitas até 7 de junho (Nuthawut Somsuk/Getty Images)

As inscrições podem ser feitas até 7 de junho (Nuthawut Somsuk/Getty Images)

Marcos Bonfim
Marcos Bonfim

Repórter de Negócios

Publicado em 6 de maio de 2024 às 08h01.

Tudo sobreStartups
Saiba mais

Dona de um negócio bilionário no mercado de tecnologia, a Stefanini está abrindo nesta segunda-feira, 6, a terceira edição do seu programa de inovação aberta, o 87.co

Neste ano, a companhia procura por startups que consigam responder, usando inteligência artificial, desafios reais dos seus clientes. O projeto foi estruturado sob os eixos de gestão de pessoas, gestão de ativos e eficiência operacional. Cada um, conta com duas temáticas diferentes. 

Em 'pessoas', aparecem o uso de inteligência de dados e a automatização de comissionamento de recrutadores. Por 'ativos', controle e prevenção de perdas e eficiência dos técnicos em campo. O último tópico inclui ganhos de eficiência e detecção de falhas.

Quais os benefícios para as startups

O programa 87.co foi lançado em 2020 e é a principal iniciativa de inovação aberta da companhia. Anualmente, a Stefanini investe R$ 200.000 no projeto, cujo formato busca integrar diferentes soluções ao negócio da big tech brasileira.

“A startup vencedora do programa passa a integrar o ecossistema Stefanini como parceira comercial do grupo e pode ser contratada como fornecedora ou conectada a oportunidades de negócios como aceleradora de ofertas do grupo”, afirma Rodrigo Placido, head de inovação da Stefanini Brasil. 

Na edição passada, focada em outsourcing de tecnologia da informação,  a iniciativa recebeu mais de 70 inscrições e chegou ao final com 5 selecionadas. 

A ganhadora foi a Stalo, do Rio Grande do Sul. A startup conecta canais de atendimento e monitora mensagens de clientes e de agentes para gerar informações sobre a qualidade do atendimento e potenciais melhorias.  

De acordo com a Stefanini, todas as startups finalistas permanecem no banco de dados e podem ser acionadas quando surgirem oportunidades de negócio.

Quer dicas para decolar o seu negócio? Receba informações exclusivas de empreendedorismo diretamente no seu WhatsApp. Participe já do canal EXAME Empreenda

Como funciona a seleção

Pelo programa, as startups podem decidir livremente qual será o caminho a tomar para lidar com os desafios. Também não há limite de inscrições por startup. Isto é, cada uma pode propor respostas para eixos e problemas diferentes.

O modelo conta com uma fase de pré-seleção, sucedido por entrevistas com a comissão organizadora. Quem avançar, encara o  Demo Day, etapa em que as startups irão apresentar as suas propostas a uma banca avaliadora. 

As escolhidas avançam para a final e terão que desenvolver uma Prova de Conceito (POC), acompanhadas por padrinhos de negócios e mentores da Stefanini. A vencedora sairá de uma banca com executivos da Stefanini e do mercado. 

Por onde se inscrever

As startups têm até 7 de junho para a realização da inscrição, na plataforma Innovation Latam.

Clique aqui para inscrever sua empresa no ranking EXAME Negócios em Expansão 2024

Acompanhe tudo sobre:StartupsInovação AI

Mais de Negócios

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife

Duralex: a marca dos pratos "inquebráveis" quebrou? Sim, mas não no Brasil; entenda

Quais são os 10 parques de diversão mais visitados da América Latina — 2 deles são brasileiros