Negócios

Em quatro anos, número de voos para o Brasil cresce 30,7%

O país foi o destino, no ano passado, de 64.904 voos internacionais


	Aviões estacionados no Aeroporto Internacional de Guarulhos: o país com maior oferta de voos com destino ao Brasil em 2014 foi os EUA
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Aviões estacionados no Aeroporto Internacional de Guarulhos: o país com maior oferta de voos com destino ao Brasil em 2014 foi os EUA (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2015 às 13h04.

Rio de Janeiro - O Brasil foi o destino, no ano passado, de 64.904 voos internacionais, um crescimento de 30,7% em comparação com os 49.557 de 2010, informou nesta terça-feira a empresa pública de promoção de turismo Embratur.

O país com maior oferta de voos com destino ao Brasil em 2014 foi os Estados Unidos, cujos cidadãos tiveram à disposição 14.573 opções de viagens aéreaa para visitar as cidades brasileiras, segundo dados da Embratur.

O segundo na lista de países com o maior número de voos para o Brasil foi a Argentina, com 13.817.

O número de voos procedentes de outros países da América Latina em geral saltou 28,10% nos últimos quatro anos, desde 26.624 em 2010 até 34.107 em 2014, com a região representando praticamente a metade da oferta de voos internacionais com destino ao Brasil.

Enquanto a oferta de voos procedente da Colômbia, Chile, Panamá e Barbados praticamente duplicou no período, países como Cuba, Equador e República Dominicana, que não tinham conexão direta com o Brasil, passaram a oferecê-la.

A oferta desde a Ásia e Oceania cresceu 87,32% em quatro anos, em grande parte pelos voos diários que a companhia aérea Emirates começou a oferecer em 2012 entre Dubai e Rio de Janeiro.

O organismo público admitiu que o número de voos cresceu especialmente no ano passado devido à condição do Brasil como sede do Mundial de futebo e calcula que essa tendência permanecerá até 2016, quando o Rio de Janeiro organizará os Jogos Olímpicos.

Para então é esperada uma grande demanda de voos dos Estados Unidos, país que teve a segunda maior delegação nos Jogos Olímpicos de 2012 e pode repetir em 2016.

"Os dados mostram uma grande oportunidade de crescimento para o turismo internacional brasileiro, com foco nas Olimpíadas", afirmou o presidente da Embratur, Vicente Neto, citado no comunicado.

Segundo Neto, "a aviação é um elemento essencial para a atração de turistas". 

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteTurismoVeículosAviaçãoTransportesAviões

Mais de Negócios

'Nosso maior desafio é o mercado ilegal de combustíveis', diz presidente da Ipiranga

38 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para trabalhar em cidades pequenas (e no interior)

Quais são os maiores supermercados do Rio Grande do Sul? Veja ranking

Brasileiro mais rico trabalhou apenas um ano para acumular fortuna de R$ 220 bilhões