Negócios

Eletrobras tem prejuízo de R$ 4,2 bi no 3º trimestre

O resultado do terceiro trimestre foi influenciado especialmente por uma baixa nos valores da usina nuclear de Angra 3


	Eletrobras: resultado foi influenciado por Angra 3
 (Assessoria de Comunicação/Eletrobras)

Eletrobras: resultado foi influenciado por Angra 3 (Assessoria de Comunicação/Eletrobras)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2015 às 09h00.

São Paulo - A Eletrobras apresentou prejuízo líquido de 4,225 bilhões de reais no terceiro trimestre, salto ante o resultado negativo de 2,764 bilhões de reais registrado no mesmo período do ano passado.

O resultado do terceiro trimestre foi influenciado especialmente por uma baixa nos valores da usina nuclear de Angra 3 ("impairment"), no montante de 3,4 bilhões de reais.

Segundo a Eletrobras, o "impairment" registrado no terceiro trimestre "fundamenta-se essencialmente na variação da taxa de desconto utilizada para a realização do teste de recuperabilidade do ativo, em virtude das mudanças ocorridas nas condições macroeconômicas brasileiras".

A baixa no valor de ativos ocorre após a obra da usina de Angra 3 ter sido paralisada --os contratos de construção e montagem eletromecânica foram suspensos junto aos fornecedores--, após investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, por suposta propina em licitações.

O ex-presidente da Eletronuclear Othon Pinheiro foi preso por acusações de ter recebido propina de empresas nas licitações da usina.

O "impairment" influenciou em um aumento das provisões operacionais de 901 milhões de reais no segundo trimestre para 4,019 bilhões no terceiro trimestre, segundo a Eletrobras.

No terceiro trimestre, a soma do Ebitda das empresas controladas da Eletrobras foi negativa no valor de 2,754 bilhões de reais. Um ano antes, a empresa havia divulgado Ebitda negativo das controladas de 1,088 bilhão.

Já a receita operacional líquida totalizou 7,9 bilhões de reais, alta de 20 por cento ante o terceiro trimestre de 2014 em meio a aumento de tarifas de energia este ano.

Acompanhe tudo sobre:EletrobrasEmpresasEmpresas estataisEnergia elétricaEstatais brasileirasHoldingsPrejuízoServiços

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem