Negócios

Eletrobras solicita gestão compartilhada ao Cade

A Eletrobras visa a gestão compartilhada das distribuidoras de eletricidade CEA (AP) e CERR (RR)


	A Eletrobras já tinha fechado protocolo de intenções, ao final de 2012, para assumir o controle acionário das distribuidoras, e o passo seguinte seria um acordo de gestão e de acionistas
 (Divulgação)

A Eletrobras já tinha fechado protocolo de intenções, ao final de 2012, para assumir o controle acionário das distribuidoras, e o passo seguinte seria um acordo de gestão e de acionistas (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de junho de 2013 às 23h46.

São Paulo - A Eletrobras pediu autorização prévia ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para assinatura de acordo de acionistas com governos do Amapá e de Roraima visando a gestão compartilhada das distribuidoras de eletricidade CEA (AP) e CERR (RR), informou em comunicado nesta sexta-feira.

A estatal federal informou que, neste momento, não há negociação para aquisição pela Eletrobras de ações das empresas.

A Eletrobras já tinha fechado protocolo de intenções, ao final de 2012, para assumir o controle acionário das distribuidoras, sendo que o passo seguinte seria um acordo de gestão e de acionistas.

No final de abril, o diretor de Distribuição da Eletrobras, Marcos Aurélio Madureira, disse que a aquisição por parte da estatal de 51 por cento das distribuidoras do Amapá (CEA) e de Roraima (CERR) não deveria ser finalizado em 2013.

A expectativa é que o processo de aquisição do controle das empresas seja similar ao da federalização da distribuidora de Goiás, Celg (GO), no qual a Eletrobras assume as companhias após saneadas as dívidas.

O processo de federalização de distribuidoras estatais do Norte do país acontece enquanto a Eletrobras passa por um momento de reestruturação que inclui plano de demissão e poderá significar na venda de outras distribuidoras do grupo.

A empresa busca se ajustar a uma nova realidade de receita --que sofreu redução de mais de 8 bilhões de reais no ano-- após o processo de renovação das concessões do setor elétrico.

Acompanhe tudo sobre:CadeEletrobrasEmpresasEmpresas estataisEnergia elétricaEstatais brasileirasHoldingsServiços

Mais de Negócios

Azeite a R$ 9, TV a R$ 550: a lógica dos descontaços do Magalu na Black Friday

20 frases inspiradoras de bilionários que vão mudar sua forma de pensar nos negócios

“Reputação é o que dizem quando você não está na sala”, reflete CEO da FSB Holding

EXAME vence premiação de melhor revista e mantém hegemonia no jornalismo econômico