Atores gravando comercial da Electrolux: fabricante espera que o fraco mercado europeu seja compensado pelo crescimento na América do Norte e nos emergentes (Larry Busacca/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 1 de fevereiro de 2013 às 08h29.
Estocolmo - A Electrolux espera que a América do Norte e os mercados emergentes ajudem a compensar a fraqueza na Europa neste ano, afirmou a fabricante de eletrodomésticos nesta sexta-feira, após divulgar alta ligeiramente abaixo da prevista no lucro operacional.
A empresa sueca teve lucro operacional, excluindo itens extraordinários, de 1,6 bilhão de coroas suecas no quarto trimestre. O resultado superou o ganho obtido um ano antes, de 1,4 bilhão de coroas, mas ficou abaixo da previsão média de analistas em pesquisa da Reuters, de 1,7 bilhão.
"Esperamos que o fraco mercado europeu seja compensado pelo crescimento na América do Norte e nos mercados emergentes (em 2013)", disse o presidente-executivo da empresa, Keith McLoughlin, em nota.
Medidas para reduzir custos, como o fechamento de fábricas, levaram a Electrolux a contabilizar um encargo já esperado de 1 bilhão de coroas no trimestre.
McLoughlin afirmou que as operações na América do Norte e na América Latina, que respondem por 50 por cento das vendas, registraram forte desempenho e crescimento dos ganhos, em função de maiores volumes de vendas e maior parcela de produtos de preços mais altos.