Negócios

Ele construiu um negócio de milhões — e em expansão — sendo um 'funil de problemas' dos clientes

Com crescimento no número de clientes e em verticais de trabalho, empresa teve o crescimento atestado pelo maior anuário de empreendedorismo do Brasil

Sérvulo Mendonça, da SM Holding: “A contabilidade é um grande funil de problemas. As grandes reclamações das empresas sempre caem na contabilidade" (Grupo Epicus/Divulgação)

Sérvulo Mendonça, da SM Holding: “A contabilidade é um grande funil de problemas. As grandes reclamações das empresas sempre caem na contabilidade" (Grupo Epicus/Divulgação)

Daniel Giussani
Daniel Giussani

Repórter de Negócios

Publicado em 9 de setembro de 2024 às 14h59.

Última atualização em 10 de setembro de 2024 às 14h12.

Tudo sobreNegócios em Expansão 2024
Saiba mais

O empreendedor carioca Sérvulo Mendonça enxergou a oportunidade de expandir seus negócios graças à contabilidade.

Em 2018, ele criou a Epicus, uma empresa de consultoria contábil no Rio. Seis anos depois, o negócio se tornou o carro-chefe de uma holding que conta com oito operações distintas, que vão de recursos humanos e saúde e segurança do trabalho até psicologia corporativa.

Como ele identificou que havia oportunidade de expandir o portfólio? Graças à contabilidade, diz.

“A contabilidade é um grande funil de problemas. As grandes reclamações das empresas sempre caem na contabilidade”, afirma Mendonça. “Com isso, pudemos identificar dores das companhias e criar produtos para atendê-los”. 

A holding SM — as iniciais de Sérvulo Mendonça — deve terminar 2024 faturando 15 milhões de reais, um crescimento de cerca de 50% em relação ao ano passado. Grande parte ainda é com a Epicus — a empresa, inclusive, entrou na última edição do ranking EXAME Negócios em Expansão, o maior anuário de empreendedorismo do Brasil. Ela ficou em 81º lugar na categoria de 5 a 30 milhões de reais. 

Com a consolidação da holding agora, o próximo passo é expandir nacionalmente. Hoje, a maior parte dos clientes da companhia ficam no Rio de Janeiro, mas Mendonça já está de olho em novos Estados e também, países. Além disso, o empresário não descarta a possibilidade de novas empresas entrarem no radar do grupo. 

Quer dicas para decolar o seu negócio? Receba informações exclusivas de empreendedorismo diretamente no seu WhatsApp. Participe já do canal Exame Empreenda

Qual é a história de Mendonça e da Epicus

A história de Sérvulo Mendonça e da Epicus começa com sua experiência de mais de uma década no setor contábil. Antes de fundar a Epicus em 2018, Sérvulo já tinha uma trajetória em consultoria contábil, controladoria e tributação, com uma empresa que iniciou em 2007. 

A Epicus surgiu a partir de um processo de cisão, onde a empresa anterior foi dividida, e a nova organização manteve a continuidade dos serviços com uma visão de se tornar uma "butique" especializada em números e gestão.

“Com o crescimento da Epicus, estruturamos um modelo de verticais de negócios”, diz. “Temos uma central de serviços compartilhados, e verticais que atuam para resolver problemas de empresas”.

Ao lidar com clientes de diversas áreas, ele notou uma demanda por serviços complementares, como saúde ocupacional, recursos humanos e psicologia corporativa

Ao invés de continuar terceirizando esses serviços ou formando parcerias externas, ele decidiu criar suas próprias verticais de negócios. Foi assim que a Epicus deu origem à SM Holding Negócios e Gestão, uma holding que hoje conta com oito unidades de negócio.

  • Grupo Epicus Outlier: especializada em contabilidade, controladoria e compliance.
  • LeadPsi: Focada em psicologia corporativa e bem-estar organizacional.
  • Primazia SST: Cuida da saúde e segurança no trabalho.
  • Larexpert: Atua na administração de imóveis.
  • Boss Simple: focada em prestar serviços fiscais para PMEs
  • Business Legal: assessoria jurídica para empresas
  • Podium Participações: Focada em serviços para construtoras e incorporadoras.
  • SM Holding: empresa que administra o grupo

Quais são os desafios da empresa

Ao querer concentrar todos os serviços para empresas, a holding esbarra num desafio crucial para seguir crescendo: a da qualidade do serviço.

"Se um cliente não gostar de um serviço, corre o risco de sair de todos. Esse é o maior risco do nosso modelo", afirma. 

Apesar disso, o grupo já conseguiu fidelizar 10 grandes clientes que utilizam todas as suas soluções e segue crescendo. Só com a Epicus, são cerca de 500 clientes que podem aderir projetos de outras frentes de negócio. 

O que é o ranking EXAME Negócios em Expansão

O ranking EXAME Negócios em Expansão é uma iniciativa da EXAME e do BTG Pactual. O objetivo é encontrar as empresas emergentes brasileiras com as maiores taxas de crescimento de receita operacional líquida ao longo de 12 meses.

Em 2024, a pesquisa avaliou as empresas brasileiras que mais conseguiram expandir receitas ao longo de 2023.

A análise considerou os negócios com faturamento anual entre R$ 2 milhões e R$ 600 milhões. Após uma análise detalhada das demonstrações contábeis das empresas inscritas, a edição de 2024 do ranking foi lançada no dia 24 de julho.

São 371 empresas de 23 estados brasileiros que criam produtos e soluções inovadoras, conquistam mercados e empregam milhares de brasileiros.

Conheça o hub do projeto, com os resultados completos do ranking e, também, a cobertura total do evento de lançamento da edição 2024.

Acompanhe tudo sobre:Negócios em Expansão 2024Contabilidade

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente