Em 2022, as startups registraram faturamento de 168 milhões de reais (Endeavor/Divulgação)
Repórter de Negócios
Publicado em 16 de agosto de 2023 às 06h01.
A Endeavor anuncia nesta quarta-feira, 16, as startups para a nova edição do Scale-Up, programa que semestralmente seleciona negócios com alto potencial de crescimento e de escalar. O grupo reúne 47 empresas, divididas entre fintechs, healthtechs, climate techs, proptechs e web3.
No programa, ao longo de cinco meses os empreendedores startups participam de mentorias e aprendem a lidar com diferentes situações que impactam o cotidiano dos negócios. Desde as fases de captação e contratação até como manter a expansão sustentável, principalmente em tempos de parcos recursos.
Para esta turma edição, 700 empresas foram analisadas. Entre os atributos para a seleção, a Endeavor considerou:
A seleção também se preocupou com a diversidade dos empreendedores, dentro dos critérios ESG. No grupo das 47 empresas, 15 negócios foram criados por mulheres e nove por pessoas negras. “Acreditamos que o potencial do nosso ecossistema só será completo com mais diversidade e inclusão”, afirma Melina Moulaidis, diretora de ESG da Endeavor.
No total, as startups registraram faturamento de 168 milhões de reais em 2022. O valor representa uma média de R$ 3,5 milhões em receita para cada negócio. Para este ano, as expectativas estão elevadas e os números superam R$ 615 milhões, alta de 266%.
Outra característica das empresas escolhidas é o nível de capital recebido. O montante está em quase 1 bilhão de reais, com financiamento médio de 19.000.
As startups que trabalham com a ofertas de soluções B2B lideraram o grupo de escolhidas. 13 startups, representando 27,6% do total, estão nesta categoria.
Na sequência, estão 11 fintechs, 7 healthtechs, 7 proptechs e 6 climate techs. Por último, aparecem 3 startups de web3, com operações dedicadas a novas fronteiras tecnológicas como blockchain e criptoativos.