Negócios

Eike vende mais 24,5% da MPX para alemã E.ON

Operação de cerca de R$ 1,5 bilhão prevê ainda uma capitalização de R$ 1,2 bilhão da companhia


	Usina solar  da MPX no Ceará: venda da fatia eleva a participação da E.ON na companhia para 36,2%
 (Divulgação)

Usina solar  da MPX no Ceará: venda da fatia eleva a participação da E.ON na companhia para 36,2% (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2013 às 10h19.

São Paulo - O empresário Eike Batista acertou acordo para vender mais 24,5 por cento de sua empresa de energia elétrica MPX para a alemã E.ON, numa operação de cerca de 1,5 bilhão de reais e que prevê ainda uma capitalização de 1,2 bilhão de reais da companhia.

A venda da fatia, que eleva a participação da E.ON na MPX para 36,2 por cento, ocorre em um momento em que o empresário busca recursos para financiar os projetos de sua série de empresas, em meio à desconfiança de investidores diante de atrasos em projetos e resultados operacionais abaixo do esperado.

Pelo acordo, a E.ON comprará a participação adicional na MPX equivalente a 141,54 milhões de ações da empresa, a um preço base de 10 reais por papel que poderá ser ajustado para até 11 reais. As ações da MPX encerraram na quarta-feira cotadas a 9,69 reais.

Após a conclusão da aquisição, o conselho da MPX vai avaliar uma oferta pública primária de ações para captação de recursos que fará o capital social da companhia ser elevado em pelo menos 1,2 bilhão de reais. O preço dessa operação foi definido em 10 reais por ação.

A E.ON se comprometeu a subscrever o equivalente a 366,72 milhões de reais das novas ações a serem emitidas e o BTG Pactual, recentemente tornado assessor financeiro de Batista, vai organizar a operação.

Acompanhe tudo sobre:E.ONEike BatistaEmpresáriosEmpresasEmpresas alemãsEnevaGás e combustíveisMMXOSXPersonalidadesPetróleo

Mais de Negócios

Ele viu o escritório afundar nas enchentes do RS. Mas aposta em IA para sair dessa — e crescer

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica