Negócios

Eike quer fazer da MMX uma quase Vale com 130 mi t de minério

Eike afirmou que o grupo EBX tem toda a logística suficiente para se pensar em um crescimento desse porte

Falando em construir uma "quase Vale" nos próximos anos, Eike afirmou que está buscando "grandes players" para o seu negócio (.)

Falando em construir uma "quase Vale" nos próximos anos, Eike afirmou que está buscando "grandes players" para o seu negócio (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Rio de Janeiro - O empresário Eike Batista quer agregar sócios à sua empresa de mineração MMX da mesma forma que a Vale fez ao atrair a Mitsui pra o seu capital em 2003.

Falando em construir uma "quase Vale" nos próximos anos, Eike afirmou que está buscando "grandes players" para o seu negócio, com idéia de produzir 130 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

"Não estamos querendo vender a MMX como saiu errado na mídia por aí. Queremos fazer crescer a MMX e para isso vamos agregar outros parceiros para fazer uma companhia maior", disse o empresário durante teleconferência com jornalistas.

A MMX é formada pelos sistemas Sudeste, em Minas Gerais, e Corumbá, em Mato Grosso do Sul. A capacidade instalada de produção atual é de 10,8 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, sendo 8,7 milhões no Sistema Sudeste e 2,1 milhões no Sistema Corumbá.

A companhia tem planos de investir para expandir a sua capacidade de produção para 33,7 milhões de toneladas (Sistema Sudeste) até 2015. O empresário não estipulou prazo para a companhia atingir 130 milhões de produção.

Eike afirmou que o grupo EBX tem toda a logística suficiente para se pensar em um crescimento desse porte, destacando os dois portos que estão sendo construídos pela empresa e que terão capacidade para exportar mais de 200 milhões de toneladas.

"Parte disso é da Anglo, mas a logística é nossa", disse o executivo, destacando que o Brasil está prestes a modificar as regras para acesso às ferrovias do país, o que também vai facilitar a operação da MMX.

Leia mais sobre Eike Batista

Siga as últimas notícias de Negócios no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPersonalidadesEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasValeMineraçãoEmpresáriosEike BatistaOSXMMXEBX

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife