Negócios

Eike “empobrece” mais de R$ 470 milhões em um dia com OGX

Ex-homem mais rico do Brasil continua enfrentando desconfianças sobre sua principal empresa


	Eike Batista, dono da OGX: empresa corrói ainda mais a fortuna do ex-homem mais rico do Brasil
 (Exame)

Eike Batista, dono da OGX: empresa corrói ainda mais a fortuna do ex-homem mais rico do Brasil (Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2013 às 12h32.

São Paulo – A safra de problemas gerados pela petroleira OGX para seu dono, Eike Batista, parece longe do fim. O último ato foi o rebaixamento da nota de crédito da companhia pela agência Standard and Poor’s, nesta quinta-feira.

A agência citou, como motivos, os atrasos na produção e o aumento dos custos da empresa. A notícia derreteu os papéis da OGX (OGXP3) na bolsa. As ações ordinárias (com direito a voto) fecharam o pregão de ontem com queda de 10,81%.

Na prática, isso significou cerca de 474 milhões de reais a menos no patrimônio de Eike Batista no fim do dia. Isto porque o bilionário detém 61% da OGX por meio de dois veículos de investimento, a Centennial Asset Mining Fund, com 53,3% das ações da OGX, e a Centennial Asset Brazilian Equity Fund, com 3,79%.

No último formulário de referência apresentado pela OGX à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em 29 de março, a companhia informa que Eike detém 100% das duas Centennial.

Controle

Com 3,236 milhões de ações ordinárias em circulação, a empresa encerrou a quarta-feira com valor de bolsa de 7,184 bilhões de reais, considerando-se o preço de fechamento de 2,22 reais por papel. Com a queda de ontem, a OGX passou a valer 6,407 bilhões em bolsa – ou 777 milhões a menos.

Como Eike detém 61% da OGX, isso significa que sofreu uma perda proporcional de patrimônio, ou cerca de 474 milhões de reais apenas com esta companhia. A desconfiança dos investidores, porém, contaminou as outras empresas de Eike listadas em bolsa, o que indica que o patrimônio do empresário fechou a noite ainda menor.

Eike, que chegou a ser o sétimo homem mais rico do mundo segundo a Forbes, desapareceu da lista dos 100 maiores bilionários do mundo neste ano. Sua última participação na lista da agência Bloomberg, que mede a variação diária das fortunas, foi em 14 de fevereiro, como 100º colocado. Seu patrimônio era, então, de 10,8 bilhões de dólares.

Atualmente, o centésimo homem mais rico do mundo é o canadense Galen Weston, com 10,7 bilhões de dólares. Seus negócios se concentram em alimentos e varejo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPersonalidadesBilionáriosPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoEmpresáriosEike BatistaOSXMMXOGpar (ex-OGX)

Mais de Negócios

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner

IA pode elevar comércio global de bens e serviços em até 40% até 2040, projeta OMC

Disparada das ações da Oracle coloca dois ex-executivos na lista de bilionários