Eike Batista: além do escritório da EBX em Nova York, a MPX e a OGX tem escritórios na Colômbia, e a MMX e MPX, no Chile (Marcelo Correa/EXAME)
Da Redação
Publicado em 26 de janeiro de 2011 às 09h10.
São Paulo – O Grupo do empresário Eike Batista criou a EBX Internacional. Com base em Nova York, essa expansão do grupo visa aproximação com investidores dos Estados Unidos, Europa, Ásia e Oriente Médio.
"Com a criação da EBX Internacional e abertura do escritório em Nova York, vamos ficar ainda mais próximos dos investidores globais. Estamos avançando no mercado internacional para identificar novas oportunidades de negócios, com projetos diferenciados, eficientes e sintonizados com o que há de melhor no mundo", afirmou o presidente do Grupo EBX, Eike Batista, em comunicado ao mercado.
A EBX Internacional será presidida pelo executivo Peter Nathanial, que ficará baseado no escritório em Nova York, e terá o executivo Marcello Horcades Coutinho na função de diretor.
O executivo Marcello Horcades Coutinho tem vinte anos de experiência no mercado financeiro, em instituições como Chase Manhattan, Banco Garantia de Investimentos, Banco Êxito, Banco Tendência e Tática Asset.
Recém-contratado pelo grupo, Peter Nathanial foi sócio da Impala Partners e de 2007 a 2009 foi Diretor de Gestão de Risco (Chief Risk Officer) e membro do Comitê Executivo do The Royal Bank of Scotland Group, com sede em Edimburgo. Antes disso, ele passou dezesseis anos no Citigroup em funções de gestão de negócios internacionais. Nathanial foi membro independente do conselho de administração da MMX, empresa de mineração do Grupo EBX.
Além do escritório da EBX em Nova York, a MPX (empresa de energia do grupo) e a OGX (empresa de petróleo e gás do grupo) tem escritórios na Colômbia, e a MMX e MPX, no Chile.
O Grupo EBX está investindo 15 bilhões de dólares entre 2010 e 2012, nos setores de petróleo e gás, logística, energia, mineração e indústria offshore no país. O grupo e composto por cinco companhias listadas no Novo Mercado da BOVESPA: OGX petróleo e gás), MPX (energia), LLX (logística), MMX (mineração) e OSX (indústria offshore).