Negócios

Eduardo Saverin festeja IPO do Facebook, mas não entra na lista de acionistas

Brasileiro que ajudou a criar o Facebook não aparece na relação divulgada pela empresa

Saverin: ausência notada entre os grandes acionistas do Facebook (Creative Commons)

Saverin: ausência notada entre os grandes acionistas do Facebook (Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2012 às 19h13.

São Paulo – Alçado ao status de celebridade pelo filme A Rede Social, que descreve sua batalha judicial para ser reconhecido como um dos criadores do Facebook, o brasileiro Eduardo Saverin não aparece na lista de acionistas da empresa.

Saverin comemorou o IPO em sua página pessoal no Facebook e lembrou a trajetória do site, postando uma imagem da primeira versão da rede, ainda como thefacebook.com.

Apesar das boas vindas, ele não consta da relação do prospecto divulgado nesta quinta-feira pela empresa, como parte do processo que culminará em um IPO de 5 bilhões de dólares. É nesta lista, por exemplo, que se constata que Mark Zuckerberg detém 28% da companhia.

Isto o colocaria como um dos dez homens mais ricos do mundo com a abertura de capital da empresa, avaliada em 100 bilhões de dólares. Com isso, apenas a fatia de Zuckerberg no Facebook estaria avaliada em 28 bilhões de dólares.

Executivos e milionários

A lista de acionistas, na página 127 do documento apresentado às autoridades americanas pelo Facebook, traz vários executivos que participam da direção da empresa, como Sheryl Sandberg, a diretora de operações do site.

Sheryl é a executiva mais bem remunerada no Facebook. Estima-se que tenha 0,1% de fatia da empresa, o que lhe daria uma fortuna de 100 milhões de dólares, com a empresa avaliada em 100 bilhões.

Também constam na relação fundos de investimentos bem conhecidos no Vale do Silício, como o Accel Partners e o DST Global, do russo Yuri Milner.

A ausência de Saverin foi notada por alguns sites de notícias internacionais. O All Facebook, que se apresenta como a fonte “não oficial” de informações da empresa, observa também que outras figuras importantes da história da empresa não estão na lista.

São os casos de Sean Parker, que chamou a atenção mundial ao criar o Napster, um dos primeiros sites para compartilhar músicas gratuitamente. Parker foi, também, pioneiro em investir no Facebook e chegou a presidi-lo.

Acompanhe tudo sobre:Eduardo SaverinEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookgestao-de-negociosIndústria digitalInternetIPOsmark-zuckerbergMercado financeiroPersonalidadesRedes sociaisSóciosTransparência

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades