Negócios

eBay corta 7% de força de trabalho antes de separar PayPal

O eBay planeja reduzir sua força de trabalho em 7%, ou 2.400 vagas, no atual trimestre, enquanto se prepara para se separar do PayPal


	eBay: postos de trabalho cortados estão nas divisões de marketplace, pagamentos e empresas
 (Getty Images)

eBay: postos de trabalho cortados estão nas divisões de marketplace, pagamentos e empresas (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2015 às 20h14.

San Francisco - O eBay planeja reduzir sua força de trabalho em 7 por cento, ou 2.400 vagas, no atual trimestre e está explorando uma venda ou oferta pública de sua unidade de empresas enquanto a companhia de e-commerce se prepara para separar sua divisão de pagamentos, o PayPal, este ano.

Os postos de trabalho cortados estão nas divisões de marketplace, pagamentos e empresas, disse o eBay nesta quarta-feira em seu relatório de resultados do quarto trimestre. O eBay disse ter fechado acordo com Carl Icahn, seu maior acionista ativo, e apontou para o Conselho da empresa o executivo da Icahn Capital, Jonathan Christodoro. Também está adicionando dois banqueiros de Wall Street para o Conselho, ampliando o número de diretores para 15.

O PayPal concordou em adotar uma série de medidas propostas por Icahn, as quais o bilionário disse que irão melhorar a governança corporativa da gigante de pagamentos.

"Olhando para a frente em 2015, simplificaremos as estruturas organizacionais para focar nos negócios e garantir que estejamos prontos para competir e vencer", disse o eBay.

Os custos de reestruturação e separação são esperados para ficar entre 210 milhões e 240 milhões de dólares no primeiro trimestre e 350 milhões a 400 milhões de dólares no ano inteiro.

A empresa de comércio eletrônico norte-americana planeja separar sua divisão de marketplace de seu braço de pagamentos de rápido crescimento, o PayPal, no segundo semestre deste ano. O PayPal será uma empresa de capital aberto autônoma que alguns analistas dizem que será avaliada em 40 bilhões de dólares.

O eBay também está explorando uma venda ou uma oferta pública inicial de ações de sua divisão de empresas, que ajuda varejistas do mundo todo a ampliar sua presença online. A companhia disse que a unidade não se encaixava perfeitamente com o PayPal ou a divisão de marketplace.

"Tornou-se claro que há sinergias limitadas e uma separação permitirá que as duas unidades se concentrem exclusivamente em seus principais mercados, criando duas empresas globais independentes", disse o eBay.

O eBay teve lucro líquido de 0,90 dólar por ação no quarto trimestre. A média de analistas ouvidos pela Thomson Reuters I/B/E/S esperava 0,89 dólar por ação. No mesmo trimestre do ano passado, o lucro líquido foi de 0,81 dólar por ação.

Acompanhe tudo sobre:DemissõesDesempregoeBayEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetgestao-de-negocioslojas-onlinePayPalVarejo

Mais de Negócios

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem

Empresa cresce num mercado bilionário que poupa até 50% o custo com aluguel

Como esta administradora independente já vendeu R$ 1 bilhão em consórcios

De food truck a 130 restaurantes: como dois catarinenses vão fazer R$ 40 milhões com comida mexicana