Negócios

Duratex compra fábrica de louças sanitárias no Nordeste

Nova unidade é estratégica para reduzir os custos operacionais da companhia na região

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2011 às 20h14.

A Duratex, controlada pelo grupo Itaú, fechou a compra da Cerâmica Monte Carlo, fabricante de louças sanitárias de Pernambuco, por 60 milhões de reais, entre os custos de aquisição, investimentos e capital de giro.

A nova planta reforça a Deca, divisão de louças e metais sanitários da Duratex, com mais 120 mil peças mensais de capacidade instalada. Com isso, a capacidade total da Deca passará a 4,9 milhões de peças por ano. Até 2010, a companhia espera alcançar uma capacidade de 7 milhões de peças, o que representará um terço do mercado brasileiro, de acordo com o fato relevante.

Segundo a empresa, a Monte Carlo também é estratégica para reduzir os seus custos operacionais no Nordeste, uma região que representa 30% do consumo de louças sanitárias do país. A Duratex observa que, nos últimos anos, a região cresce a taxas superiores à média brasileira.

O contrato definitivo de aquisição deve ser assinado em 30 de junho. De acordo com a corretora Socopa, o negócio é positivo para a Duratex, porque vai diluir os custos operacionais. A corretora lembra que, aproveitando-se de sua condição de líder de mercado, a empresa vem investindo em uma política agressiva de aquisições.

No final de abril, a empresa já havia comprado a Ideal Standard, também fabricante de louças sanitárias. Com o negócio, a divisão Deca passou a deter 25% do mercado nacional de louças e metais. O valor do negócio também alcançou 60 milhões de reais, entre aquisição, investimentos e capital de giro. A Ideal Standard possui plantas em Jundiaí (SP) e Queimados (RJ). Cada unidade é capaz de produzir até 150 mil peças mensais.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasMadeiraItaúsaDuratexFusões e AquisiçõesDeca

Mais de Negócios

38 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para trabalhar em cidades pequenas (e no interior)

Quais são os maiores supermercados do Rio Grande do Sul? Veja ranking

Brasileiro mais rico trabalhou apenas um ano para acumular fortuna de R$ 220 bilhões

Quais são os maiores supermercados do Nordeste? Veja quanto eles faturam