Negócios

Dongfeng é disputada por cinco concessionárias brasileiras

Chinesa quer entrar no país no segmento de veículos pesados -- com a possibilidade de ter uma montadora própria -- para depois investir em carros de passeio

Dongfeng: modelo da montadora chinesa é exibido em Xangai
 (Divulgação/EXAME.com)

Dongfeng: modelo da montadora chinesa é exibido em Xangai (Divulgação/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2010 às 19h10.

São Paulo - O potencial de crescimento do mercado automotivo brasileiro, que hoje é o quarto maior do mundo, atraiu mais uma montadora chinesa ao país. Nesta terça-feira (20), a Dongfeng (Vento do Leste, em mandarim) realizou um evento na capital paulista para apresentar a empresa a possíveis concessionários interessados em firmar parcerias.

Segundo apurou EXAME.com, há cinco concessionárias brasileiras interessadas: o mineiro Grupo Roma, que vende carros Fiat e motos da Yamaha; o paulista Souza Ramos, que trabalha com carros da Ford e; a Effa Motors, importadora da chinesa Lifan; o brasiliense Grupo P7, concessionário da Peugeot e as chinesas Lifan e Haima; e a japonesa Suzuki.

"A internacionalização não é apenas uma escolha, é uma política necessária", disse Zhou Qiang, vice-diretor-geral da Dongfeng. "Queremos que o Brasil seja um ponto estratégica para nos fortalecer também na América Latina." A montadora ainda está analisando as propostas apresentadas pelas concessionários. O plano da empresa chinesa é ingressar no Brasil com a importação e distribuição de veículos pesados para depois analisar o mercado de carros de passageiros. Para o Grupo Roma, os veículos comerciais seriam um diferencial em seu portfólio, já que a empresa trabalha apenas com automóveis de passeio.

No evento também foram assinados acordos de cooperação com o estado de São Paulo. Na cerimônia estiveram presentes representantes da Secretaria de Desenvolvimento de São Paulo, da Confederação Nacional do Transporte, da agência Invest SP e do fundo de private equity Ipanema Investimentos.

A Dongfeng, sediada na província de Hubei, no sudeste chinês, produziu 1,9 milhão de unidades em 2009, o que a coloca entre as três maiores da China. A previsão para este ano é atingir a marca de 2,4 milhões de veículos pesados e de passeio. Para ampliar seu portfólio, a montadora tem parcerias financeiras e tecnológicos com outros empresas como as japonesas Honda e Nissan, com a coreana Kia, e com o grupo francês PSA Peugeot-Citröen.

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaAutoindústriaChinaConcessionáriasIndústriaIndústrias em geral

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem