Analistas esperavam um aumento de 7% no lucro líquido, para 672 milhões de euros (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 21 de setembro de 2011 às 11h59.
Madri - O grupo têxtil Inditex surpreendeu o mercado nesta quarta-feira com resultado semestral melhor que o previsto, mas o otimismo foi freado depois que analistas detectaram uma desaceleração do crescimento das vendas na segunda metade do ano.
O primeiro semestre do exercício fiscal 2011/2012 teve um lucro de 717 milhões de euros, aumento de 14 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior.
Analistas consultados pela Reuters esperavam, em média, um aumento de 7 por cento no lucro líquido, para 672 milhões de euros.
Mercados de rápido crescimento na Ásia e América Latina, como China e Brasil, agora respondem por 29 por cento das vendas, alta em relação aos 27 por cento do primeiro semestre do ano passado.
O grupo espanhol viu as vendas crescerem 12 por cento no primeiro semestre (fevereiro a julho), para 6,209 bilhões de euros, também acima das previsões (6,1 bilhões de euros).
As vendas nas primeiras sete semanas do terceiro trimestre, no entanto, cresceram mais moderadamente, a 9 por cento.
"Esse número é significativamente inferior ao crescimento registrado na primeira metade do ano", afirmou a corretora Mirabaud em nota a clientes.
Em conferência com analistas, a Inditex creditou o crescimento menor a uma base de comparação forte, por ter registrado um crescimento muito elevado no mesmo período do ano anterior.
A companhia reiterou a previsão de fechar o ano com uma margem bruta da ordem de 58,1 por cento, cerca de 100 pontos básicos abaixo da margem recorde registrada em 2010.